Prêmio SomosCoop celebra as melhores práticas de cooperativas «Voltar

O movimento cooperativista brasileiro celebrou nesta terça-feira seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do país. A noite foi marcada pelo anúncio das cooperativas vencedoras do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, promovido pelo Sistema OCB. Ao todo, 21 cooperativas tiveram suas boas práticas reconhecidas nacionalmente.

O evento ocorreu em Brasília e mostrou como as cooperativas de todas as regiões do país promovem ações para o desenvolvimento social, por meio de um modelo econômico mais justo e sustentável. A cerimônia contou com a participação de lideranças cooperativistas, autoridades políticas e outros parceiros do movimento.

“Todas as cooperativas brasileiras e as participantes do Prêmio SomosCoop são vitoriosas, pois o nosso movimento transforma a realidade das comunidades e das regiões onde estão inseridas. A cada dia nossas cooperativas colocam um tijolo na construção de um Brasil cada vez melhor e mais justo. É preciso parabenizar e destacar o trabalho de todas elas, nos 13 ramos de atuação do cooperativismo”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. A cerimônia também marcou o lançamento nacional do selo SomosCoop que vai identificar produtos e serviços de cooperativas.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, conduziu a entrega dos troféus. A premiação reconheceu as iniciativas das cooperativas, apontando as mais relevantes para cooperados e comunidades onde elas estão inseridas. A seleção é dividida em sete categorias: Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Cooperativa Cidadã, Cooperjovem, Desenvolvimento Sustentável, Fidelização, Inovação e Tecnologia e Intercooperação.

Os jurados analisaram 437 projetos de 267 cooperativas de 20 estados brasileiros, o que representa um aumento de 25% do número de inscrições em relação à última edição. Dos 13 ramos que englobam o sistema cooperativista, destacam-se os projetos ligados ao agropecuário, crédito, saúde e trabalho. Minas Gerais e Santa Catarina lideraram a participação por estados.

 

VENCEDORAS

Conheça os ganhadores da 11ª edição do Prêmio Somos Coop – Melhores do ano:

 

COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO

1º. Lugar: Colégio CEM (SC): Vivenciando a cultura cooperativista na minicidade cooperativista.

2º. Lugar: Ailos (SC): Mudança na estratégia de marca do Sistema Ailos.

3º. Lugar: Coopeafa (PE): Promoção do cooperativismo na agricultura familiar.

 

COOPERATIVA CIDADÃ

1º. Lugar: Unimed Brusque (SC): Programa viver bem na escola.

2º. Lugar: Sicredi Vale do São Francisco (PE): Camerata Sicredi Vale do São Francisco.

3º. Lugar: Sicoob Carlos Chagas (MG): Projeto Sicoob de olho no futuro.

 

COOPERJOVEM

1º. Lugar: Sicoob Creditapiranga SC/RS (SC): Cooperjovem

2º. Lugar: Sicredi União MS/TO (MS): Cooperjovem

3º. Lugar: Sicoob Fluminense (RJ): Cooperjovem

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

1º. Lugar: Coonap (PB): Dessalinizador solar de baixo custo

2º. Lugar: Cocamar (PR): Fios sustentáveis e moda consciente

3º. Lugar: Coopatos (MG): Revitalização do córrego do limoeiro - estação ecológica coopatos e projeto recriar

 

FIDELIZAÇÃO

1º. Lugar: Languiru (RS): Inclusão social e produtiva no campo

2º. Lugar: Unimed Federação Minas (MG): Programa de relacionamento com o cooperado

3º. Lugar: Coagru (PR): APP – Coagru “fidelização pela satisfação”

 

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

1º. Lugar: Sicoob Credigerais (MG): IFISI: incluindo vidas pela educação criativa.

2º. Lugar: Coopeavi (ES): Condomínio avícola

3º. Lugar: Unimed Vitória (ES): Inovação nas condutas da atenção integral à saúde prestadas às gestantes

 

INTERCOOPERAÇÃO

1º. Lugar: Coopatos (MG): Consórcio cooperativo

2º. Lugar: Fecoagro (SC): Central de compras Fecoagro

3º. Lugar: Rede Alternativa (DF): Escritório de gestão e comercialização em rede: desenvolvimento das cooperativas de catadores do distrito federal e entorno

 

Clique aqui para conhecer os projetos.

 

Sobre o Sistema OCB

Somos um Sistema composto por três instituições: OCB, Sescoop e CNCoop. Temos uma unidade em cada estado do Brasil e, também, no Distrito Federal. Nosso papel? Trabalhar pelo fortalecimento do cooperativismo brasileiro. A OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) cuida da representação institucional junto aos Três Poderes. O Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) é responsável pelas ações de desenvolvimento das cooperativas, cooperados e empregados, com foco em formação profissional, promoção social e monitoramento. E a CNCoop(Confederação Nacional das Cooperativas) completa o tripé, com a representação sindical patronal do movimento. Focos distintos e complementares, que fazem a soma dessas forças resultarem na potencialização de um setor essencial para a economia e a sociedade brasileiras.

Fonte: Assessoria de Imprensa