PROGRAMA SAÚDE DA MULHER RURAL ATENDE 600 PRODUTORAS NO MÊS DE OUTUBRO «Voltar

A iniciativa de gerar educação e prevenção do câncer do colo do útero fez parte do Programa Saúde da Mulher Rural promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), que contribui para a melhoria da qualidade de vida das mulheres do meio rural, por meio da prevenção de doenças.

“As orientações que recebemos foram muito importantes para nos conscientizarmos sobre os cuidados com a nossa saúde e de nossa família. No interior, muitas vezes não temos esse olhar cuidadoso, por isso fico agradecida a todos os profissionais tanto da Prefeitura como do Senar/SC que nos possibilitaram momentos de reflexão e autocuidado”, complementou a produtora rural.

Em parceria com as Secretarias de Saúde as cidades participantes do projeto foram Palmeira, Bom Retiro, Treviso, Paulo Lopes, Nova Veneza e Otacílio Costa. Ao todo, 600 produtoras rurais foram atendidas nos eventos.

“As orientações que recebemos foram muito importantes para nos conscientizarmos sobre os cuidados com a nossa saúde e de nossa família. No interior, muitas vezes não temos esse olhar cuidadoso, por isso fico agradecida a todos os profissionais tanto da Prefeitura como do Senar/SC”, afirmou Bernadete Weiss, produtora rural no município de Palmeira.

Durante o programa foram realizados exames Papanicolau e desenvolvidas atividades com o foco na prevenção. “Buscamos sensibilizar e conscientizar as mulheres do meio rural sobre a importância da prevenção de doenças, por meio de palestras sobre saúde preventiva, com foco no câncer do colo do útero”, enfatizou a coordenadora estadual do programa, Gisele Kraieski Knabben.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a intenção foi oportunizar momentos de reflexão sobre os cuidados essenciais com a saúde da mulher do meio rural. “Sabemos que, muitas vezes, as mulheres são aquelas que cuidam de todos, mas esquecem de si mesmas. Por meio dessa ação buscamos estimular nelas o reconhecimento de sua importância e de como devem cuidar de si mesmas. Saúde é a base inicial para tudo”. Conclui o superintendente.

Fonte: MB Comunicação