RÚSSIA REABRE O MERCADO PARA CARNE SUÍNA DO BRASIL «Voltar

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou que a Rússia irá retomar as importações de carnes do Brasil. As cargas brasileiras poderão ser embarcadas para o território russo a partir de 01 de novembro.

Segundo o Serviço Federal para Vigilância Sanitária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), foram reabilitadas algumas plantas de empresas localizadas no Rio Grande do Sul.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, explica que o mais importante é que, no contexto geral, há uma redistribuição da carne suína produzida no País e outras agroindústrias acabam sendo beneficiadas com o possível aumento de preços, mesmo que ainda não habilitadas. “O retorno das vendas para a Rússia irá desafogar a pressão de oferta e acabará também beneficiando outras empresas que, eventualmente, não estão habilitadas nesse primeiro momento, com a redistribuição da demanda”. Afirma o secretário.

Desde novembro de 2017, estão suspensos os embarques de carne suína produzida no Brasil para a Rússia, devido à presença de ractopamina em produtos de origem animal de plantas frigoríficas brasileiras.

O uso de ractopamina é permitido no Brasil e nos Estados Unidos, porém proibido na Europa e na Ásia. Para evitar qualquer tipo de contaminação, o Brasil utiliza o sistema de segregação de suínos para exportação de carne para a Rússia e Japão, por exemplo.  Ou seja, os suínos recebem outro tipo de ração e são criados em outros locais, não tendo contato com os animais que serão destinados para mercados que permitem o uso da substância.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC