FPA BUSCA SOLUÇÕES PARA ESGOTAMENTO DE RECURSOS DE POLÍTICA AGRÍCOLA EM 2019 «Voltar

Parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) demonstraram no ultimo encontro, preocupação com a rápida utilização de recursos reservados para atender a política agrícola no biênio 2018/2019. A Política Agrícola engloba investimentos em custeio e comercialização por meio da garantia de crédito aos produtores rurais, além de outros incentivos como seguro rural, aportes para gestão de crise, agroenergia, abastecimento e Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).

“Há uma falta já eminente de recursos destinados à agricultura, sejam eles para crédito e seguro rural ou para garantia de renda, fomento e comercialização do setor agrícola. É uma situação alarmante que prejudica a segurança e a competividade da produção agropecuária brasileira”, enfatizou a presidente da bancada, deputada Tereza Cristina (DEM-MS).

Para o vice-presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB/RS), urge a necessidade de um plano plurianual para a política agrícola no Brasil. “A agricultura precisa de previsibilidade e uma política integrada. Não se faz planejamento sem segurança a longo prazo. Estamos tapando buracos. O setor agropecuário, ao mesmo tempo que carrega a economia do país nas costas, não tem suporte adequado por parte do governo. A produção de alimentos e insumos está comprometida”, defendeu Moreira.

Fonte: Imprensa FPA