Embrapa ensina a combater fungos e pragas em bibliotecas e arquivos «Voltar

As bibliotecas são, além de espaços para guardar o conhecimento em forma de publicações, um ambiente favorável ao crescimento fúngico, já que apresentam grande concentração de matéria orgânica associada a uma climatização muitas vezes deficiente. Logo, a pesquisadora e micologista Arailde Fontes Urben, oferece o Curso sobre Prevenção e Controle de Fungos e Pragas em Bibliotecas e Arquivos. Destinado a servidores públicos que atuam em museus, bibliotecas e arquivos. As Inscrições podem ser feitas até o dia 12 de novembro e o treinamento acontecerá no período de 20 a 22 de novembro de 2018, em Brasília.

O curso pretende contribuir com a minimização ou erradicação de pragas que afetam os livros, arquivos e documentos e principalmente com o risco de doenças que podem ser prejudiciais ao ser humano. Para isso, o conteúdo programático inclui aulas teóricas e práticas.

"Fungos patogênicos, predominante geofílicos, podem ser isolados da poeira e do ar atmosférico. O índice de contaminação nesses ambientes é muito grande e os funcionários podem apresentar problemas respiratórios ou manifestações alérgicas", explica a pesquisadora Urben.

No Brasil, as análises de fungos do ar atmosférico em bibliotecas ou arquivos de órgãos públicos ou privados são quase inexistentes. Mas a boa notícia é que diversos fungos ou bactérias podem ser isolados do ar atmosférico, a depender de sua incidência, como fatores geográficos ambientais.

Para saber mais sobre os detalhes do evento e fazer sua inscrição acesse o link:

https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/curso-cfpb I

 Fonte: Imprensa Embrapa