Sicredi assina acordo de cooperação com Federação do Nepal «Voltar

O Sicredi, instituição financeira cooperativa, assinou em outubro um acordo de cooperação internacional com a Federação de Cooperativas de Poupança e Crédito do Nepal (NEFSCUN). O tratado foi firmado para que o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) e o Sicredi possam prestar assistência ao desenvolvimento das cooperativas do Nepal, ao aproveitar o conhecimento e a vivência da instituição financeira em modelo sistêmico de atuação.

Nos objetivos do acordo de cooperação estão: troca de informações sobre legislação, conformidades regulamentares e relatórios, processamento de dados, estabilização e operações de apoio de cooperativismo de crédito; desenvolvimento e o intercâmbio de melhores práticas com a Federação, para melhorar e expandir os serviços aos associados; e o fortalecimento financeiro e operacional da Federação.

O Nepal, com cerca de 29 milhões de habitantes, tem uma longa tradição cultural de cooperativas informais baseadas na comunidade, assim como associações de poupança e crédito, produção e trabalho. A Constituição Interina do Nepal considera, hoje, o setor cooperativo como um dos três pilares do desenvolvimento nacional. Estima-se que cerca de 6 milhões de pessoas já estejam afiliadas em aproximadamente 34.512 cooperativas dos mais diversos ramos e mais de 60.517 pessoas estejam empregadas diretamente em negócios cooperativos.

Especificamente no ramo do crédito, o Nepal conta com cerca de 13 mil cooperativas que abrangem 3,5 milhões de associados.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi