Soluções tecnológicas revolucionam o sistema financeiro «Voltar

A tecnologia está presente em vários setores da sociedade e tem mudado completamente a vida das pessoas. No setor financeiro não é diferente. Os bancos têm desenvolvido uma série de soluções modernas e grandes plataformas tecnológicas e oferecido a seus clientes uma gama de produtos e serviços totalmente digitais, permitindo a sua contratação por meio da internet, dispositivos móveis e computadores pessoais, visando um atendimento rápido, facilitado e com mais comodidade.

Muitas instituições contam com os benefícios dessa evolução tecnológica dispondo de sistemas inteligentes para conquistar cada vez mais clientes.

Com o aumento da concorrência e com o advento das fintechs, empresas de tecnologia no setor financeiro, os bancos têm procurado cada vez mais diferenciar-se e inovar-se adotando estratégias e produtos cada vez mais digitais. 

De acordo com a tendência mundial, cada vez mais as pessoas desejam acessar soluções pela internet ou por dispositivos móveis. O perfil do consumidor de produtos bancários também segue essa tendência, o que fez com que grandes instituições financeiras adequassem suas estruturas e canais de oferta, de forma a possibilitar o atendimento facilitado e sem necessidade de presença física do cliente.

 

Transformação digital no Sicoob para melhorar a experiência dos cooperados

 

O cooperativismo financeiro é um caso importante de inovação disruptiva. Esse modelo permite ofertar produtos e serviços similares àqueles de um banco comum mas na filosofia cooperativista, ou seja, baseado na associação de pessoas que se unem para o alcance de resultados coletivos, distribuídos entre os participantes. Os clientes das instituições financeiras cooperativas, os cooperados, usufruem de serviços financeiros em condições mais adequadas que aqueles praticados no mercado bancário convencional como, por exemplo, obtendo menores taxas nas contratações de crédito, melhor remuneração dos investimentos, menores tarifas de serviços além de participarem dos resultados financeiros das cooperativas. Tudo isso contribui para a inclusão financeira e o desenvolvimento das comunidades onde as cooperativas atuam.

 

O Sicoob tem investido fortemente em tecnologias que visam melhorar cada vez mais a experiência dos cooperados no acesso e utilização dos serviços financeiros. No Sicoob, a transformação digital é vista como prioridade e o investimento nos canais digitais faz parte das ações em execução no plano de TI. Segundo a instituição, o foco no cooperado e em canais interconectados de forma simples e eficiente são a chave para uma estratégia de transformação digital de sucesso.

 

Além do atendimento personalizado realizado pelos funcionários nas mais de 2.800 agências físicas instaladas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, o Sicoob conta com um amplo portfólio de produtos e serviços disponibilizados nos canais digitais que permitem a realização de transações de forma fácil, segura e rápida. Em setembro de 2017, os canais digitais foram responsáveis por mais de 73% das transações realizadas no Sicoob, sendo que a maioria destas, 45%, foram no Mobile Banking e 28% do Internet Banking. Atualmente, os cooperados contam com mais de 200 serviços de negócios disponíveis nos canais digitais.

O canal Mobile Banking é o canal que tem passado por maior transformação em que são agregadas soluções que facilitam o dia a dia dos cooperados, pessoas físicas e jurídicas. A ideia é empoderar, cada vez mais, os cooperados, de forma que eles resolvam tudo pelo celular. Diversas funcionalidades foram lançadas recentemente, como saque digital, transferência digital, depósito em cheque pelo mobile, financiamento de veículos, renegociação de dívidas, antecipação de recebíveis, disponibilização dos contracheques dos funcionários, processamento de arquivos de empresas e também o atendimento digital, além de alguns aplicativos para gerenciamento dos gastos com cartão (SicoobCard) e gestão das vendas (Sipag).

A Plataforma Digital do Sicoob é composta por diversos aplicativos e soluções:

 

App Faça Parte É a porta digital para associação e acesso aos serviços financeiros do Sicoob. O aplicativo permite que novas pessoas também possam usufruir dos benefícios do cooperativismo financeiro, associando-se ao Sicoob e abrindo sua conta corrente digital. Basta fazer o dowloand do app, fazer o cadastro, selecionar a cooperativa, fazer o upload dos documentos, selfie que tudo cai em uma esteira centralizada que avalia todas as informações e aprova o novo cooperado. Depois disso, basta acessar o mobile banking do Sicoob e fazer tudo por lá, sem a necessidade de se deslocar a uma cooperativa.

App Sicoob Mobile Banking É o principal aplicativo do Sicoob, no qual os cooperados, pessoas físicas e jurídicas, utilizando celulares ou tablets conectados à internet podem realizar mais de 200 transações financeiras, entre as quais:

Acesso Biométrico: o Sicoob foi a primeira instituição financeira do país a disponibilizar o acesso ao app por meio da identificação biométrica – impressão digital utilizando as tecnologias toutch id e finger print. Adicionalmente, disponibilizou a autenticação e acesso ao app por meio de reconhecimento facial em dispositivos que oferecem esse recurso. Essas soluções apresentam melhor usabilidade para os cooperados e agregam ainda mais segurança;

Pagamento de Contas: o cooperado pode informar os números da linha digitável ou utilizar a câmera do celular para leitura automática do código de barras dos boletos de cobrança e contas de consumo. Outra forma é a importação de arquivos PDF em que o app faz a leitura e reconhecimento automático do código de barras agilizando o pagamento. Recentemente foi disponibilizada funcionalidade que faz uso de algoritmos inteligentes que entendem que o cooperado quer pagar alguma conta quando ele copia o código de barras para a área de transferência dos dispositivos móveis, nesse caso ao acessar pelo aplicativo Sicoob, este já captura o código de barras e direciona o cooperado para a tela de pagamentos;

Investimento Digital: permite que sejam realizadas aplicações financeiras e resgates nas modalidades de investimentos disponibilizadas pelas cooperativas: RDC – Recibo de Depósito Cooperativo, Poupança e Fundos de Investimentos. Os cooperados podem ainda abrir sua conta-poupança diretamente no app sem a necessidade de assinar qualquer papel;

Saque Digital: no mobile banking o cooperado informa a intenção de saque com o respectivo valor, dirige-se a um dos mais de 4.000 ATM da rede, seleciona a opção no menu, utiliza o celular para fazer a leitura de um QR-Code que aparece na tela do terminal e, imediatamente, o dispositivo dispensa o dinheiro, sem a necessidade de utilização de cartão, digitar senha, letras ou quaisquer outras informações;

Transferência Digital: os cooperados podem realizar transferência entre contas mantidas nas diversas agências do Sicoob por meio da leitura de um QR-Code utilizando o app sem a necessidade de informar número de agência, conta e valor. A funcionalidade permite ainda compartilhar o QR-Code para uma pessoa ou grupo em um aplicativo de mensagens eletrônicas, como Whatsapp, Messenger e email;

Depósito Digital: utilizando a funcionalidade no app, os cooperados podem realizar depósitos em conta corrente simplesmente capturando a imagem de frente e verso dos cheques, sem a necessidade de levarem os documentos físicos às cooperativas, além de poder visualizar a imagem dos cheques compensados;

Crédito Digital: os cooperados podem realizar a simulação e contratação de créditos pré-aprovados nas linhas disponibilizadas pelas cooperativas com o crédito imediato em conta corrente. No caso de financiamento de veículos, os cooperados podem ainda enviar os documentos de forma remota e contratar uma operação de forma rápida, prática e 100% on-line;


Atendimento Digital: os usuários do mobile banking do Sicoob contam com solução de chat digital que permite o atendimento de forma remota por especialistas às solicitações dos cooperados, de forma mais ágil, além do esclarecimento de eventuais dúvidas, bastando clicar no ícone dentro do app e iniciar a interação direta com os atendentes remotos.


Internet Banking Os cooperados pessoas físicas podem movimentar as suas contas, por meio da internet, utilizando o site www.sicoob.com.br. Nele é possível realizar consultas, pagamentos, transferências, investimentos, recarga de celular e até mesmo a contratação de operações de crédito.

 

Office Banking Os cooperados podem movimentar as contas das suas empresas, por meio da internet, de maneira simples e segura utilizando um canal digital criado exclusivamente para este público. É possível o cadastramento de operadores para a realização de todo o trabalho operacional e a aprovação das transações pelos prepostos das empresas diretamente no Mobile Banking do Sicoob. São mais de 100 transações desde consultas, agendamentos, pagamentos, transferências, investimentos, contratação de crédito, emissão de cobrança bancária, troca de arquivos, etc.

O Sicoob lançou, recentemente, algumas soluções para pessoas jurídicas, como por exemplo a funcionalidade Recebíveis Digital:  solução que permite às empresas cooperadas utilizarem o Office banking para realizar a antecipação imediata dos créditos oriundos de vendas em cartão, cheques em custódia ou títulos de cobrança e tendo o crédito desses recebíveis realizados de forma on-line em sua conta corrente sem a necessidade de se dirigirem às agências físicas; e o Contracheque: a funcionalidade permite às empresas cooperadas utilizarem o Office banking para disponibilizar os contracheques de seus funcionários e estes realizarem a consulta e/ou impressão diretamente no Internet Banking do Sicoob.

Outra funcionalidade importante para as empresas é o Processamento de arquivos quer permite total integração entre as soluções de gestão utilizadas pelas empresas cooperadas do Sicoob com a ferramenta de gestão financeira Office Banking. As empresas podem realizar a geração de arquivos diretamente em suas soluções de gestão empresarial (ERP) contendo pagamentos, transferências, investimentos, títulos de cobrança etc e realizar a importação no Office Banking do Sicoob de forma rápida e segura. Contamos ainda com parceria com as principais empresas de mercado de VANs (Value Added Network) que possibilitam a integração e o processamento de forma ainda mais simples.

Vale destacar que o Sicoob foi uma das primeiras instituições no país a disponibilizar o acesso e consulta a transações por meio de relógios inteligentes (smartwatches) nas principais plataformas, antecipando-se à tendência de utilização da tecnologia “internet das coisas” no mercado financeiro (IOT – Internet of Things).

 

Pagamentos por Aproximação Em parceria com a Samsung e a Mastercard, foi lançada a funcionalidade que permite aos portadores dos cartões Sicoobcard realizarem pagamentos de suas compras por aproximação dos dispositivos móveis junto às “maquininhas”, sem precisar utilizar o cartão físico. A solução possibilita a realização de pagamentos na função crédito e/ou débito, no Brasil ou no exterior, com os mesmos limites diários de utilização estabelecidos para as compras realizadas nos cartões com chip.

 

Os usuários contam também com outros aplicativos que proporcionam mais facilidades, como o App SicoobCard. O aplicativo permite o gerenciamento e controle de todos os gastos com o cartão SicoobCard, possibilitando a consulta de faturas, bloqueio e desbloqueio do cartão, definição de limites por categoria, notificações em tempo real, alteração de limites, geração de cartão virtual para compras on-line, geração de boleto para pagamento da fatura, etc.

 

Já o App YOOU permite a abertura de uma conta simplificada e realização de transações digitais de forma on-line como depósitos, saques, transferências, pagamentos, recarga de celular, investimentos em poupança, além de contar com o cartão de débito para realização de compras nas principais “maquininhas” do país.

 

O mais novo app do ecossistema de soluções digitais do Sicoob, o App Sipag possibilita a administração das vendas realizadas com a maquininha Sipag. Permite gerenciar as vendas por bandeira de cartão, consultar vendas realizadas, a receber e vencidas, além de solicitação da antecipação de recebíveis e até a definição e acompanhamento das metas do seu negócio.

Expectativas – Essas tecnologias permitem empoderar o cooperado de forma que ele possa realizar as transações com comodidade e conveniência. A ideia é que os cooperados possam resolver tudo pelo celular e, quando precisarem, podem ir às cooperativas onde terão um atendimento personalizado e humanizado.

A expectativa é que a utilização dessas soluções tecnológicas disponibilizadas nos canais digitais continuem em expansão, facilitando a vida dos cooperados, desburocratizando os processos e reduzindo custos para as cooperativas, o que, por via de consequência, se traduzirá em melhores retornos financeiros aos próprios cooperados.

“O modelo cooperativista, o portfólio completo de produtos e serviços, o atendimento personalizado e a plataforma digital têm atraído, cada vez mais, pessoas de todas as idades para se associarem e usufruírem dos benefícios disponibilizados pelo maior sistema cooperativo financeiro do país”, afirma o diretor de Tecnologia, Antônio Vilaça Júnior.

A aceitação do principal aplicativo do Sicoob tem sido muito alta. Em avaliação espontânea feita com usuários de lojas virtuais, o índice de satisfação do aplicativo Sicoob foi de 4,8 em um total de 5, na loja virtual da Apple, e de 4,7 de um total de 5 na loja virtual do Google, ou seja, o app Sicoob continua sendo o mais bem avaliado entre todas as instituições financeiras do país.

De acordo com o Sicoob, essa avaliação positiva se deve à comodidade e conveniência, usabilidade e velocidade da transação. A instituição preza muito os comentários, avaliações e feedbacks dos cooperados e acredita que todas as inovações devem fazer sentido para os cooperados, caso contrário não serão sequer iniciadas. O Sicoob está sempre investindo não só no aplicativo mobile, mas também em todos os pilares que mantêm essa operação no ar. São constantes os investimentos em infraestrutura, em armazenamento, processamento, monitoramento e segurança.

As plataformas digitais do Sicoob têm sido reconhecidas pelo mercado em premiações recorrentes por revistas especializadas. Veja:

2018: Sicoob Digital vencedor do prêmio efinance da Revista Executivos Financeiros

2017: app Faça Parte vencedor do prêmio Relatório Bancário para associação e abertura de conta-corrente digital

2017: Sistema de Informática do Sicoob (Sisbr) vencedor do prêmio efinance como o mais completo sistema de automação de cooperativas financeiras do Brasil

2017: Canais Digitais do Sicoob vencedor do prêmio efinance da Revista Executivos Financeiros

2016: Mobile Banking vencedor do prêmio efinance da Revista Executivos Financeiros

2015: O Sicoob foi vencedor na categoria excelência em autoatendimento com o case "Mobile Banking do Sicoob"

-----

 

Meios de pagamento digitais

 

O volume de pagamentos digitais continua crescendo em todo o mundo. Com 18 anos de mercado, a Cabal Brasil é considerada a primeira fintech com foco no atendimento das necessidades das cooperativas financeiras. Hoje a empresa conquistou seu espaço no mercado dominado até então por gigantes multinacionais. Já são milhões de clientes em todo o Brasil usando as soluções oferecidas pela empresa, que busca se consolidar como uma referência no mercado de meios de pagamento digitais.

 

Para este ano, a empresa se prepara para processar pagamentos de formas cada vez mais modernas e inovadoras, incluindo transações por aproximação e dispositivos wearables.

 

Atualmente a empresa é responsável pelo processamento de toda a base de cartões do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), do Sistema Cooperativo Cresol e dos cartões BNDES emitidos pelo Sistema Cooperativo Sicredi, pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

 

Desde 2016, a Cabal conta com uma equipe própria que desenvolve aplicativos mobile, sendo disponibilizados diversos aplicativos nas plataformas IOS e Android, como Cabal Benefícios, SicoobCard Mobile, Sicoob Minhas Finanças, Unicred Cartões e Cecred Cartões.

 

“Inovamos sempre para oferecer soluções de pagamento mais interativas e atrativas para nossos clientes, incluindo aplicativos. Fomos pioneiros ao oferecer serviços on-line”, afirma Cláudio Halley David Pereira, diretor-geral da Cabal Brasil.

 

 

 

Destaque de Cooperativas na área de TI

 

A Coopersystem, prestadora de serviços para o Banco do Brasil - BB, é um exemplo de empresa que fornece soluções para instituições financeiras, seguridade, previdência privada, capitalização, estatísticas, turismo, meios de pagamento e programas de fidelização. De olho nesse segmento, antecipou-se logo às novas competências requeridas pelo mercado, razão pela qual hoje possui em seu quadro de sócios cooperados um grande contingente de analistas e desenvolvedores capacitados nas mais modernas linguagens, ferramentas e soluções para todos os canais.

 

Com sua Fábrica de Software instalada num espaço de 2.000 m² em Brasília, a empresa presta serviços há mais de 20 anos, para grandes instituições financeiras como o BB e suas coligadas. Muitos dos produtos e serviços que são oferecidos nos sites e nos dispositivos móveis dessas instituições tiveram a participação efetiva da Coopersystem. 

 

No pano de fundo das novas tecnologias e canais está a sustentabilidade, uma marca dos projetos da Coopersystem. Um exemplo disso é o conceito do “banco na palma da mão”, que facilita a vida dos consumidores, evitando deslocamentos físicos e, portanto, contribuem com o meio ambiente, reduzindo o trânsito pelas cidades. Segundo a Copersystem, esse é um aspecto pouco explorado pelas instituições financeiras, ou seja, nenhuma delas destaca as vantagens com relação ao meio ambiente, quando tem o seu banco na palma da mão. 

Recentemente, a Coopersystem implantou uma solução para facilitar a contratação do Seguro Rural (Safra) com o uso de georreferenciamento através do aplicativo da instituição financeira. O usuário, através do aplicativo Mobile, seleciona a área de plantio (marca as referências da área), informa a cultura, informa quanto será utilizado de recursos próprios, quanto será utilizado de financiamento bancário e registra o pedido. Ao receber a proposta de financiamento da safra, já obtém calculada a proposta de seguro. 

 

Para o cliente agricultor, houve a facilidade em solicitar crédito a partir da plataforma Mobile. Além disso, ele passou a receber juntamente com a proposta de financiamento, uma proposta de seguro para a operação de crédito. O banco ganhou agilidade e precisão na análise do crédito, pois passou a unir duas grandes áreas de interação com o cliente, o Crédito Rural juntamente com o Seguro Rural. A Seguradora também ganhou agilidade e precisão no cálculo do seguro e também passou a ofertar seguro com a proposta de crédito. Ao final, todos passam a ganhar com a tecnologia Mobile e com o uso do georreferenciamento no mapeamento da área de plantio.

 

Neste ano, foi implementada uma solução para o cliente, que passou a possibilitar o registro de um aviso de sinistro, diretamente no app, nas operações de seguros rurais. A seguradora, alinhada com o mercado e com as necessidades dos clientes, lançou uma nova funcionalidade para os Seguros Agrícola, Agrícola Faturamento e Penhor Rural - o registro de sinistro no Mobile. Caso o cliente sofra algum infortúnio, basta logar no app da instituição financeira e comunicar o sinistro. O cliente poderá acionar e acompanhar o andamento do sinistro diretamente pelo app e, com essa funcionalidade, ganha maior autonomia e agilidade na solução de suas necessidades.

 

"Trabalhar neste projeto foi desafiador para toda a equipe. Talvez o mais desafiador dentre todos os projetos pois, além de enfrentarmos a questão prazo, tivemos que manter o foco na entrega com qualidade nas soluções de inovações para o app. Tenho orgulho em trabalhar na Coopersystem!”, afirma Renato Toledo da Silva, líder de equipe na Coopersystem.

 

No dia 24 de novembro, a Coopersystem realiza seu primeiro Hackathon, o CooperHack, em parceria e utilizando o espaço do BIOTIC no parque digital de Brasília.  A maratona de ideação e o desenvolvimento de solução inovadora aborda o tema PERSONALIZAÇÃO e já há previsão para os próximos Hackathon para 2019, envolvendo clientes e parceiros na busca de soluções inteligentes e inovadoras para seus negócios.

 

Sicredi, referência em inovação

 

Com 116 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com mais de 1.611 agências, o Sicredi instituição financeira cooperativa, referência internacional pelo modelo de atuação em sistema, também é referência em inovação tecnológica.

 

O Sicredi investe continuamente em novas tecnologias e no aprimoramento das soluções já disponíveis. Esse movimento faz parte do um processo de transformação digital iniciado pelo Sicredi no final do ano passado. A transformação é um processo amplo que envolve não só tecnologia – com a troca dos sistemas que processam os produtos e serviços –, mas também uma mudança cultural na instituição, incluindo a adoção de metodologias ágeis e novas formas de organização do trabalho.

 

No primeiro semestre deste ano, foi realizada a primeira grande entrega desse processo com o lançamento do Woop Sicredi, plataforma digital que tem como foco oferecer soluções financeiras digitais por meio do autosserviço, garantindo, assim, conveniência, praticidade e agilidade aos usuários que querem e/ou precisam cuidar das suas finanças. A tecnologia chegou recentemente ao Pará e Minas Gerais e já está disponível em 12 estados.

 

Woop Sicredi é disponível para celulares dos sistemas Android e iOS e os associados podem ter acesso a todos os serviços prestados pela instituição. A plataforma é uma solução financeira digital para pessoas jovens de espírito, conectadas e que vivem uma rotina cada vez mais dinâmica. Com a plataforma, o associado pode, por exemplo, se associar e criar uma conta 100% digital, sem papel; ter acesso à conta corrente, com pagamentos de contas de consumo e transferências; poupança e créditos; cartão de débito e crédito 100% digital; autenticação digital; programa de fidelidade; organizador financeiro; recarregar créditos pelo celular e contato por chat e videoconferência para sanar dúvidas e resolver eventuais problemas.

 

Outra novidade do aplicativo Woop Sicredi é o Quiz sobre Educação Financeira. Por meio dele, o usuário assiste ao vídeo, responde algumas perguntas e pronto, ganha “moedas”, nome dado ao dinheiro virtual que pode ser trocado por recompensas no aplicativo.  

 

Em relação aos canais mais tradicionais, o Sicredi tem trabalhado constantemente na tecnologia do aplicativo mobile, assim como no internet banking e soluções para as agências. Um exemplo disso foi o lançamento, no mês de outubro, quando o Sicredi passou a permitir saques sem cartão nos caixas eletrônicos da agência, utilizando apenas o número da conta e o código gerado pelo aplicativo do Sicredi. 

 

Neste ano, também foi lançado o programa Inovar Juntos, iniciativa que reúne startups que apresentam soluções para desafios propostos pelo Sicredi. O programa foi criado para aproximar a cooperativa de crédito do ecossistema de startups, aportando mais inovação nos negócios e gerando mais valor aos associados. Entre os desafios estão questões ligadas a otimizar a triagem de currículos; conectar associados, pessoa jurídica e pessoa física (Market place); gestão de gastos de viagens e reembolsos; segurança; coleta de dados para perfil de investidor; digitalização de documentos; gestão de benefícios; capacitação com gamification (gamificação); e processos internos de controle. A primeira versão do programa contou com mais de 200 startups inscritas, sendo que dez delas foram selecionadas para o desenvolvimento das soluções apresentadas.

 

Segundo a empresa, em 2019, a transformação chegará gradativamente às agências, onde está empregando o conceito fisital, aliando os benefícios da tecnologia ao diferencial da proximidade.

 

Além de todas essas facilidades, as novidades do Sicredi estão disponibilizadas para que os associados possam gerenciar a vida financeira de maneira mais fácil, prática e cooperativa. O Sicredi, com parte de sua fase estratégica de transformação digital, está proporcionado uma vivência cada vez mais Fisital aos associados, ou seja, uma troca de experiências do mundo físico para o digital e vice-versa que facilita o dia a dia, pois a relação com a cooperativa fica menos burocrática e os processos muito mais ágeis.

 

“Nosso foco é sempre no associado, para quem buscamos proporcionar a melhor experiência possível. A tecnologia só faz sentido se ela for útil e acessível às pessoas. Outro ponto importante a se ressaltar quando falamos em uso de tecnologia é poder ampliar ainda mais a penetração do cooperativismo de crédito, atingindo outros públicos e levando os benefícios que esse modelo proporciona à comunidade”, afirma Volmar Machado, diretor de TI do Sicredi.

 

Satisfação dos associados – Em 2017, a empresa constatou que os associados estão cada vez mais satisfeitos, não somente com os recentes serviços e produtos, mas com todo o portfólio do Sicredi, composto por mais de 300 serviços e produtos financeiros. Via pesquisa Net Promoter Score (NPS), foram realizadas mais de 119 mil entrevistas no ano passado com índice de satisfação de 67,3%, um crescimento de 3,8 pontos percentuais em relação a 2016.

 

O NPS é uma metodologia mundial que correlaciona a satisfação com o crescimento rentável da organização. Ele reflete a experiência dos associados no consumo dos produtos e serviços.

 

“A satisfação do associado pode ser percebida pela nossa capacidade de atender às suas necessidades e expectativas. A confiança é representada pelo nível de familiaridade e segurança da nossa relação com o associado. A combinação desses fatores gera qualidade e solidez para o nosso negócio”, explica o diretor.

 

Segundo o diretor, o processo de transformação digital do Sicredi faz parte de um planejamento com estratégias traçadas até 2020 e é fruto de um minucioso estudo que constata a importância da entrada do Sicredi no mercado digital para continuar expandindo. “Internamente, a participação dos nossos colaboradores continua sendo fundamental, pois eles são peças-chave na construção dessa mudança. Com esse movimento de transformação, desejamos deixar a vida financeira dos nossos associados cada vez mais simples, como também levar os diferenciais, vantagens e benefícios do cooperativismo de crédito para um número cada vez maior de pessoas”, conclui.