Sistema Faesc/Senar promove Programa Saúde do Homem Rural «Voltar

O câncer de próstata é considerado no Brasil o segundo mais comum entre os homens e já levou a óbito quase 14 mil pessoas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Para atentar aos cuidados com a saúde e a qualidade de vida dos homens do campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) promove o Programa Saúde do Homem Rural.

O objetivo segundo a coordenadora estadual do programa, Gisele Kraieski Knabben, é promover oportunidades de educação para a promoção de saúde e prevenção de doenças masculinas.

Em novembro, mês de conscientização masculina sobre as principais doenças, o Sistema Faesc/Senar promove três programas de saúde do homem. No dia 21 (quarta-feira) o evento será realizado em São Bonifácio, dia 22 (quinta-feira) ocorre em Palmeira, no dia 23 (sexta-feira) será em Bom Retiro e no dia 30 (sexta-feira) será promovido em Major Vieira. Os eventos contam com a parceria dos Sindicatos Rurais aos quais os municípios são vinculados, das Secretariais Municipais de Saúde e da Secretaria de Saúde de Urupema e da Sociedade Brasileira de Urologia de Santa Catarina (SBU/SC).

Além da coleta de sangue para a realização dos exames Antígeno Prostático Específico (PSA) e Colinesterase, os produtores rurais terão acesso a palestras sobre as principais doenças que atingem o público masculino. Os participantes são orientados sobre a importância a prevenção de doenças e do compromisso com o autocuidado.

“O exame físico da próstata (toque retal) é importante para o diagnóstico precoce, uma vez que cerca de um em cada cinco homens com câncer de próstata têm exame do PSA normal. Por isso incentivamos que os produtores rurais façam os exames físicos para prevenir a doença”, observa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Quanto mais cedo for descoberto o câncer de próstata mais chances de cura existem para a doença. Dados oficiais demonstram que a partir dos 50 anos cerca de 30% dos homens podem desenvolver o câncer e acima de 80 anos esse número sobe para 50%. “A intenção do Sistema Faesc/Senar-SC é mobilizar os produtores rurais para que cuidem de sua saúde e realizem exames preventivos para que tenham qualidade de vida e possam desempenhar plenamente suas funções”, complementa o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.

Fonte: MB Comunicação