Cooperativismo – O caminho para o aprimoramento do homem «Voltar

Por: Amílcar Barca Teixeira Júnior

O momento é de prova? Ergue-te e aceita a vida. É sabido que o nosso verbo pronunciará eloquentes discursos. A nossa pena escreverá páginas comovedoras. A nossa influência social assegurar-nos-á súbito destaque na vida pública. As nossas facilidades econômicas garantir-nos-ão transitório respeito entre as criaturas. Todavia, que será de nós sem o tesouro da compreensão que apenas o amor nos pode conferir?

Mais amor em nossas atividades de cada dia é solução gradativa a todos os enigmas que nos cercam. Só a luz é capaz de extinguir a sobra. Só a sabedoria aniquila a ignorância. Só o amor redime, vitoriosamente, a miséria. Não nos abeiremos da revelação, simplesmente indagando, pedindo, reclamando. Aprendamos a trabalhar e servir.

Amemo-nos uns aos outros e uma luz nova brotará no terreno vivo de nossa alma, constrangendo-nos a sentir que só o trabalho no serviço ao próximo é capaz de conduzir-nos à comunhão com a verdadeira felicidade, que decorre de nosso ajustamento às Leis Celestiais.

Ajuda antes de qualquer indagação. Em toda parte, encontrarás o próximo, buscando-te a capacidade de entender e de ajudar. Auxilia aos outros com aquilo que possuas de melhor.

Cada homem, na fase evolutiva em que nos encontramos, traz uma auréola incompleta de rei e uma espada de tirano. Devemos, pois, refletir no tesouro da fala e ajudar ao próximo com as boas palavras e ações, notadamente aquelas decorrentes dos valores e princípios cooperativistas.

O cooperativismo, como é do conhecimento de todos, é uma semente que germinou e que venceu os empecilhos do solo e obteve e continua obtendo, ao longo dos anos, o favor do fruto.

O cooperativismo é, portanto, o melhor caminho para o aprimoramento do homem!

Fonte: Revista Gestão Cooperativa