Embrapa apresenta resultados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático «Voltar

Os principais resultados obtidos com as novas metodologias adotadas para o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) serão apresentados em Campinas (SP), entre os dias 21 e 23 de novembro, durante um workshop que a Embrapa Informática Agropecuária sedia. Pesquisadores, técnicos e lideranças setoriais que atuam no setor vão discutir critérios técnicos validados para diversas culturas em diferentes regiões do país, além de demandas do campo de gestão de riscos e outros temas.

No dia 21, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Marco Conceição, vai apresentar os critérios usados para o estado de São Paulo. “A metodologia utilizada leva em consideração as características do clima, do solo e da cultura, e busca quantificar os riscos climáticos que podem ocasionar perdas na produção nas diversas regiões vitícolas brasileiras”, afirma o coordenador. O evento também vai contemplar a validação da proposta junto aos técnicos e representantes do setor produtivo do estado.

As primeiras portarias do Zarc Uva, publicadas para a safra 2005/2006, abrangiam os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia e Pernambuco, com critérios específicos para cada estado. Já a nova versão desse zoneamento unificou os critérios apresentados. “A partir das diferentes variáveis, foram considerados como principais riscos climáticos as ocorrências de geadas e secas, padronizando assim, os índices climáticos para todo o Brasil”, explica Conceição.

Outras culturas que foram reavaliadas, ou que tiveram suas metodologias de zoneamento aperfeiçoadas, também serão tema do workshop. Entre elas estão: amendoim, banana, cacau, feijão Phaseolus, palma forrageira e soja. Após a validação da proposição elaborada pela Embrapa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fará a publicação oficial em portarias no Diário Oficial da União (DOU).

O coordenador geral do Zarc na Embrapa e pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, José Eduardo Monteiro, esclarece que os novos resultados vão ser consolidados em um relatório, que será enviado ao Mapa para publicação no DOU, até o final deste ano.

Uma inovação que será apresentada no evento é o primeiro Zoneamento Agrícola de Risco da Produtividade Climática (Zarp), para arroz irrigado no Rio Grande do Sul, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Embrapa, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e já publicado pelo Mapa.

O Zarp arroz irrigado é gerado a partir do SimulArroz, um modelo ecofisiológico baseado em processos, que simula o desenvolvimento, o crescimento e a produtividade de arroz nos sistemas de irrigação por inundação, praticado no estado do Rio Grande do Sul. Esse tipo de zoneamento, além de incorporar com maior precisão um maior número de variáveis climáticas, abre possibilidades para gerar zoneamentos de risco para diferentes expectativas ou produtividades esperadas.

Outra novidade é a metodologia de Zarp para bovinocultura de corte, desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária e pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP). O Zarp bovinocultura de corte é gerado a partir de um modelo de produtividade de pastagens associado a um modelo de orçamentação forrageira, que permite estimar o risco para diversas combinações entre níveis de taxa de lotação máxima e suplementação alimentar.

Fonte: Imprensa Embrapa