Tecnologia para a agricultura familiar é debatida em Chapecó «Voltar

Aproximar instituições do ecossistema de inovação do agronegócio familiar do Oeste catarinense foi objetivo do evento Agronegócio e Inovação, promovido em Chapecó, pelo Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar (NITA). Empresas, instituições e representantes de órgãos públicos se reuniram no Centro de Treinamento da Epagri para discutir como aprimorar a aproximação da inovação e tecnologia da agricultura familiar.

De acordo com o diretor de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Estado da Agricultura e da Pesca, Ditmar Zimath, a agricultura tem importante papel no Oeste e a aproximação das empresas desenvolvedoras de tecnologias do setor é fundamental. “O objetivo do encontro foi avaliar de que maneira o NITA vem se articulando na região, por meio da Deatec, e fazer uma reflexão sobre o ecossistema de inovação e sua relação com a agricultura familiar. Também fizemos em Chapecó uma reunião do Conselho Gestor do NITA para buscar aprimorar o relacionamento” afirma Zimath.

Para avaliar os desafios da inovação tecnológica na agricultura familiar do Estado, foi realizada uma mesa redonda no encontro. A discussão foi mediada pelo diretor de Extensão Rural da Epagri, Paulo Arruda Lisboa, e contou com os participantes de diversas instituições. “Existe muita inovação acontecendo, mas ainda há distanciamento das pequenas produções. A automação de algumas atividades no meio rural é fundamental para a permanência dos jovens na propriedade e para a melhoria da qualidade de vida”, ressaltou Zimath.

Também teve apresentação do ecossistema de inovação na região e sua relação com a agricultura familiar pela Unochapecó. De acordo com professor e assessor do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ – membro do Hub Agro, Ricardo Fantinelli, esse é o momento propício para juntar forças e conectar de maneira inteligente todas as iniciativas do ecossistema de inovação.

Para o diretor de Startups da Deatec, Rudinei Gerhart, o Oeste é um grande protagonista na agricultura familiar e a aproximação entre as empresas, entidades e agricultores é fundamental. “A maioria dos colaboradores do NITA está no litoral e aproximar essas pessoas que desenvolvem as estratégias do Núcleo com a realidade local é muito importante para que se consiga saber o que é necessário no campo e como podemos contribuir”, afirma o diretor.

O O Núcleo de Inovação faz parte de um grupo seleto de iniciativas para aproximar tecnologia e agricultores. O Banco Mundial apoia apenas oito projetos como esse no mundo e SC é o único representante da América Latina nessa lista, tornando-se referência para outros estados e países.

Fonte: MB Comunicação