Sicoob Credisc apoia Congresso de Administração Tributária «Voltar

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Secretaria de Estado da Fazenda e a Associação de Estudos Tributários de Santa Catarina promoveram em Florianópolis o 1º Congresso de Administração Tributária, com o tema Fisco e Sociedade Pensando o Futuro da Tributação. O evento realizado no auditório da Escola Superior de Administração e Gerência (Esag), no campus da Udesc em Florianópolis, teve o apoio do Sicoob Credisc e transmissão ao vivo pelo site vc.udesc.br.

O congresso teve por objetivo promover o encontro de profissionais e acadêmicos que atuam na administração tributária, tanto do setor público como do setor privado, para refletir sobre os desafios e as perspectivas futuras nessa área.

A primeira palestra foi Valcir Gassen, da UnB, que abordou “Expectativas sobre a evolução na tributação face à entrada do Brasil na OCDE”. Os painelistas foram Osvaldo Santos de Carvalho e Karem Jureidini Dias, que falaram sobre “O fair play na tributação, compliance, transparência e cooperação”, com a mediação de Sérgio Pinetti. O painel “Possibilidades e perspectivas da tributação de bens e serviços digitais” teve como painelistas Ana Carolina Fernandes Carpinetti e Tathiana Martines. Denise Lucena Cavalcanti e Carlos Araújo Leonetti foram painelistas , com mediação de Amery Nadir Jr, que falaram sobre “A tributação e os objetivos de desenvolvimento sustentável”.

No segundo dia o tema foi “Formas alternativas de resolução de conflitos tributários”, com Tathiane dos Santos Piscitelli e Vandré Augusto Búrigo, com mediação de Fabiano Ramalho. “Tributação e democracia” foi apresentado por Marciano Buffon e Paula Chies Schommer, com mediação de Vandeli Rohsig Dannebrock. “Da guerra fiscal à cooperação entre os entes subnacionais” foi o tema de Ana Carolina Monguilod e Celso de Barros Correia Neto, com mediação de Fábio Pugliesi. “Reforma Tributária Solidária: uma proposta”, com Charles Alcântara e Joacir Sevegnani e “A moralidade administrativa como base do relacionamento fisco-contribuinte”, com o advogado Ulisses Riedel de Resende.

Fonte: Udesc – com acréscimo do Sicoob Central SC/RS