Gestão da suplementação de vacas garante melhores resultados na estação de monta «Voltar

Planejamento possibilita a sincronização do período de alto requerimento nutricional com a época de maior disponibilidade de forragens

A época das águas, como são conhecidos os meses do ano que concentram o maior volume de chuvas na maior parte do país, é o período onde os pecuaristas se prepararam para dar início a uma fase importante do calendário produtivo: a estação de monta.

Os criadores devem tratar a estação de monta com muita atenção, pois um programa ambicioso de produção animal se inicia nesta fase. Estabelecer um período de monta na propriedade permite sincronizar o período de maior requerimento nutricional das vacas, que é o período de lactação, com a época do ano de maior disponibilidade de forragens, ou seja, a época das chuvas.

“Nos meses de chuva as vacas encontram as melhores condições para reprodução. O criador deve estar atento para que o animal chegue a essa época com o melhor score corporal, por isso é importante se planejar, iniciando a suplementação na época correta, para garantir bons resultados no período”, explica o gerente técnico e de marketing da Connan, Marcio Bonin.

Segundo Marcio, o produtor deve apostar em um planejamento em longo prazo para conquistar os melhores resultados. “Não adianta focar a suplementação trinta dias antes de iniciar a estação de monta. Existe uma correlação entre a taxa de fertilidade e a quantidade de gordura da vaca, por isso é importante traçar uma estratégia focada na alimentação do animal durante todo o ciclo”, afirma o gerente técnico.

Os melhores resultados em termos de taxa de desmame e peso são obtidos quando os nascimentos ocorrem durante a estação seca. Dessa forma, entende-se que no início da estação chuvosa, as pastagens se recuperam rapidamente e em pouco tempo há alimento de boa qualidade em quantidade suficiente para que as fêmeas alcancem uma condição corporal que favoreça os índices reprodutivos. Com isso, a estação de monta poderá começar poucas semanas depois do início das chuvas.

“Seguindo essa lógica, as vacas serão bem suplementadas nas águas, irão parir na seca e estarão recuperadas na próxima estação chuvosa. Essa estratégia permite a boa recuperação do animal, sem impacto para a próxima estação de monta”, destaca Marcio.

Focada em oferecer melhores resultados aos pecuaristas, a Connan, uma das principais indústrias de nutrição animal do Brasil, oferece ao mercado uma opção em suplementação indicada para matrizes (vacas e novilhas) no pré-parto e durante a época de cobertura. O suplemento mineral Connan Fertitec possui tecnologia Aglomerax – minerais na forma de polinutriente aglomerado – e promotor de crescimento. “Esse produto, aliado à estratégias nutricionais bem direcionadas garantem que a vaca alcance os melhores índices nutricionais que se traduzem em ótima condição corporal, um dos fatores que auxiliam na prenhez e na formação de fibras musculares para a recuperação do animal após o parto”, finaliza Bonin.

Fonte: Connan