Ocergs realiza Encontro de Comunicadores «Voltar

Os preparativos para o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista, realizado pelo Sistema Ocergs, já está em processo de finalização. O evento destinado a todos os profissionais da área de comunicação, que atuam no movimento cooperativista do Rio Grande do Sul, ocorre nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 9h30, na Casa do Cooperativismo Gaúcho, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

O Encontro traz como tema central a “Comunicação Transmídia: A Era da Interatividade entre os Canais”, com a proposta de debater o conceito de narrativas transmídias e a aplicação prática na comunicação de empresas e cooperativas. A escolha do tema está alinhada a um conceito contemporâneo que faz parte do cenário da Comunicação no século XXI. As cooperativas realizam trabalhos de marketing digital e mídias sociais, onde cada vez mais os profissionais da área necessitam aprofundar conhecimentos e competências para desenvolver e gerir estratégias de audiovisual e convergência com as novas mídias.

NOVAS EXPERIÊNCIAS

O contexto atual apresenta um universo atravessado por telas eletrônicas e em constante desenvolvimento. Com a disseminação das tecnologias móveis e interativas, muda-se radicalmente a experiência dos usuários com as mídias. Aparecem novos modelos de negócio como apps, redes sociais e conteúdos on demand.

TRANSMÍDIA

Toda essa evolução na forma das cooperativas se comunicarem com seus respectivos públicos-alvo está diretamente relacionada à escolha do tema. Transmídia, do inglês transmedia, significa conteúdo que se sobressai a uma mídia única. Na prática, significa que as diferentes mídias transmitirão variados conteúdos para o público de forma que os meios se complementem, pois se o público utilizar apenas um canal terá apenas a mensagem parcial do assunto em questão, já que a transmídia induz ao ato de contar histórias através de várias mídias, com um conteúdo específico para cada uma.

 

DESAFIO

Além dos meios de comunicação tradicionais (mídia out of home, jornal, revista, rádio e televisão), a consolidação da internet e das mídias sociais como ferramentas de comunicação e interação com os públicos-alvo torna as narrativas transmídia um desafio para os profissionais de Comunicação Social. Cada tipo de mídia transmite conteúdos específicos diversos, com um objetivo em comum: complementação da comunicação que utiliza vários meios.

HISTÓRICO

Desde 2014 até 2017, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista debate temas relevantes que impactam a rotina dos profissionais de Comunicação Social. Comunicação digital, estratégias de relacionamento com a imprensa, inovação, gerenciamento de riscos e crises e outros temas importantes no âmbito da Comunicação Social. Em 2018, a proposta é justamente conciliar diversas discussões sobre meios impressos, eletrônicos, digitais e a convergência de mídias a partir da Comunicação Transmídia.

Acesse a programação

Fonte: Sistema OCB