Santa Clara adere ao Aprendiz Cooperativo do Campo «Voltar

Para oportunizar espaços de aprendizado aos jovens e estimular a continuidade da atividade leiteira, a Cooperativa Santa Clara adere ao Programa Aprendiz Cooperativo do Campo. A primeira turma referente ao projeto foi composta por cinco alunos, filhos de associados da região do Alto Jacuí. As aulas iniciaram em dezembro.

O programa tem por objetivo incentivar a permanência dos jovens no campo, promover a sucessão familiar profissionalizada, o empreendedorismo cooperativo, profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais e proporcionar às cooperativas agropecuárias o incremento do quadro social.

Durante 17 meses os estudantes irão participar de aulas práticas e teóricas, com foco na atividade rural. A proposta é que os participantes não percam o vínculo com o campo e nem fiquem distantes da família.

Para participar do programa os alunos devem ter entre 14 e 24 anos e possuírem carteira de trabalho. A iniciativa é desenvolvida através de uma parceria da Cooperativa com o Sescoop/RS.

Desde o mês de novembro, a rotina de cinco jovens será um pouco diferente do que estão habituados. Iasmin Eduarda Schwaab, Silvana Eduarda Lubnow, Morgana Oliveira da Silva, Naiane Dierings e Diego dos Santos irão organizar o tempo entre a propriedade, a escola e a frequência no programa Aprendiz Cooperativo do Campo.

Novas perspectivas

É de conhecimento geral que a perspectiva de continuidade da agricultura familiar depende de uma série de fatores, e isso não é diferente para os jovens. O incentivo de inscrever-se no Aprendiz Cooperativo Campo veio dos pais de Morgana Oliveira da Silva, 15 anos. “Na época deles não tiveram essa possibilidade, por isso me apoiaram para participar. Além disso, é uma forma de aprendizado que vai auxiliar no meu futuro”, comenta a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental.

Dar sequência à atividade leiteira é o objetivo de Silvana Eduarda Lubnow, 16 anos. Ela é uma das jovens que aderiram ao projeto. Desde pequena, a estudante do 1º ano do Ensino Médio ajuda os pais, Neocilda e Nilton Lubnow, no tambo, localizado em Selbach. “A expectativa é que o aprendizado contribua no trabalho em casa. Hoje temos 12 vacas”, afirma. Para ela, o programa é uma forma de incentivar a sucessão familiar.

Assessoria de Comunicação da Cooperativa Santa Clara & Sescoop/RS