Cresol Sicoper encerra o 4º Seminário O Sucesso do Cooperativismo de Crédito Solidário «Voltar

Programação envolveu debates com importantes parceiros estratégicos

A Cresol Sicoper encerrou as atividades do 4º Seminário O Sucesso do Cooperativismo de Crédito Solidário na primeira semana de dezembro. O evento reuniu diretores, conselheiros e colaboradores da Central e das Cooperativas Singulares do Sistema. Na ocasião, o tema abordado foi “O Contexto do Cooperativismo de Crédito frente aos novos desafios nacionais e internacionais”.

A programação iniciou com o painel Análise da Conjuntura Política e Econômica, presidido pelo Assessor da Cresol Confederação, Gilson Bittencourt, seguido da fala de Rafael Ribeiro, da SCOT Consultoria, que trouxe uma análise sobre o cenário agrícola, sobretudo de leite, suínos e grãos. Em seguida, aconteceram debates sobre o Cooperativismo de Crédito pelo mundo, sob a coordenação de José Ângelo Mazzillo Júnior, representante do Banco Central do Brasil. 

Mazzillo destaca que um grande esforço tem sido feito para que o Sistema Financeiro atenda cada vez mais as necessidades e as expectativas da sociedade. “Nesse sentido, o cooperativismo tem um papel potencial muito importante. À luz desses valores, avaliamos que eventos como este vêm ao encontro dessa proposta, já que o cooperativismo projeta desafios, preparando-se adequadamente para eles, aumentando e melhor atendendo a base de cooperados”, Ressalta o representante.

Diogo Veras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Marcone Melo, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apresentaram suas contribuições enquanto agentes financeiros para o fortalecimento do cooperativismo de crédito frente à nova conjuntura. 

Veras frisou que a programação é de grande importância, pois possibilita estreitar relação com as Singulares. “A parceria do BNDES com a Cresol é de extrema relevância, permitindo o acesso ao crédito qualificado pelo pequeno agricultor, garantindo a manutenção e a ampliação dessa parceria”, afirma.

Um dos painéis trouxe o tema “A visão do cooperativismo de crédito brasileiro frente a conjuntura atual”, sob a coordenação de Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, Diretor-presidente do Bancoob; Marcio Port, Vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, e Vanderley Ziger, Presidente da Unicafes Nacional.

Abreu avalia a importância do seminário porque junta as várias frentes de desenvolvimento do cooperativismo no sentido de refletir, de maneira conjunta, a modo de gerar confiança para fortalecer o cooperativismo. Port considera que debates, ao final de cada ano, integram as realidades dos sistemas cooperativistas. “Vemos que, muitas vezes, o que nos falta no dia a dia, é fazer exatamente o que foi feito aqui: reunir os sistemas para colocar em prática, de fato, o princípio do cooperativismo da intercooperação, tornando o trabalho cada vez mais coeso e amadurecendo as propostas para o futuro”, conclui o vice-presidente.

Ao final do evento a programação contou com a avaliação da implementação do Planejamento e ações estratégicas para as filiadas da Central Cresol Sicoper para o ano de 2019, que contou com a presença de Denise Maidanchen, da Quanta Previdência Privada. O último painel abordou o tema “Mercado de seguros e a estratégia do mesmo para o cooperativismo de crédito”, sendopresidido por Tadeu Vieira, da MAPFRE Seguros.

O Diretor-presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, pondera que esses eventos visam fortalecer a intercooperação, qualificar o quadro de dirigentes e funcionários, refletir sobre a conjuntura e planejar o futuro, mas mantendo o foco no cooperado para garantir os diferenciais enquanto Cresol. Já o Diretor-Presidente da Cresol Sicoper, José Silva, destaca o efeito do evento. “Atingimos nosso objetivo de reunir os dirigentes e contar com a presença dos palestrantes, que abordaram importantes temas, contribuindo com as reflexões. Temos grandes desafios e acreditamos na capacidade e no profissionalismo da nossa equipe, vamos superá-los com comprometimento, revertendo em resultados econômicos e no sucesso de todo Sistema”, finaliza Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cresol Sicoper