Mais de dois mil produtores rurais participaram do Encadeamento Produtivo neste ano «Voltar

Reconhecido pelos expressivos resultados em Santa Catarina, o “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” ampliou sua atuação em junho de 2018 e passou a atender o Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, mediante investimentos de R$ 11 milhões. Os resultados foram expressivos e possibilitaram atender mais de 2.300 produtores rurais nos Estados. Para 2019, a previsão é de aproximadamente 2.000 novos participantes.

Os treinamentos executados por meio do projeto contemplam o “De Olho na Qualidade Rural”, “De Olho Granjas”, “Qualidade Total Rural”, “Times de Excelência”, “Sustentabilidade”, “Resgate De Olho” e capacitações para técnicos. O projeto, que tem por objetivo contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas por meio de relacionamentos cooperativos, foi foco de reunião entre representantes de cooperativas, Sebrae/SC, Sebrae/RS, Sebrae Nacional, e entidades parceiras, em Chapecó.

O coordenador dos Programas de Qualidade do Projeto Encadeamento Produtivo pela Aurora Alimentos, Joel Pinto, ressalta que os resultados foram atingidos. “Entre os aspectos importantes que conseguimos visualizar neste ano está a compreensão do empresário rural de que ele realmente tem que fazer a gestão de sua empresa e tem que usar essas ferramentas de qualidade para obter os melhores resultados possíveis. Muitos deles já estão buscando a certificação de sua empresa rural em decorrência do programa, o que é uma grande conquista”, afirma.

Para o vice-presidente da Aurora, Neivor Canton, os 20 anos de relacionamento entre Aurora e Sebrae, por meio dos programas de qualidade que hoje integram as ações do Encadeamento Produtivo, foram essenciais para manter produtivas e competitivas as famílias rurais que formam a base produtiva da Aurora Alimentos. Para ele, a expansão aos demais Estados foi uma medida fundamental para elevar ainda mais a competitividade da cadeia produtiva do agronegócio.

O subgerente de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, ressalta a importância do projeto para aperfeiçoar a gestão das propriedades rurais e observa que a maioria dos associados à cooperativa de crédito é formada por pequenos produtores rurais. “Nosso grande objetivo é continuar a parceria com o Encadeamento Produtivo para agregar ainda mais e ofertar um crédito de melhor qualidade que atenda às necessidades dos produtores”, conclui.

Fonte: MB Comunicação