Secretária de Agricultura de Minas Gerais destaca importância da assistência técnica e extensão rural para o Estado «Voltar

Em reunião na Emater-MG, Ana Valentini falou da importância de levar inovação e novas tecnologias aos produtores

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini, esteve nesta terça-feira (22/01) reunida com a diretoria, gerentes e coordenadores da Emater-MG, na sede da empresa, em Belo Horizonte. O encontro abordou a atuação da empresa junto à agricultura familiar e das demandas dos produtores rurais mineiros.

Ana Valentini assumiu a secretaria em janeiro deste ano. Na visita à Emater-MG, ela conheceu mais de perto as ações da empresa para fortalecer a agricultura familiar de Minas Gerias. A secretária destacou o trabalho da empresa, que sé referência no país no serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

“Se a nossa preocupação é levar inovação e tecnologias aos pequenos produtores, isso não vai ser feito de outra forma senão por meio da assistência técnica. Felizmente, nós temos muito orgulho da Emater-MG, que já tem 70 anos. A empresa é uma referência no Brasil. Qualquer programa que a gente pensar em fazer para melhorar a vida do produtor rural passa pela Emater-MG”, disse.

A secretária de Agricultura, Ana Valentini, também falou sobre os desafios dos pequenos, médios e grandes e produtores. “O produtor rural tem demandas diferentes. O grande e o médio têm muita demanda na área de logística, infraestrutura e, principalmente, na área de segurança jurídica. Muitas vezes nós temos uma legislação com excesso de normas, que complicam a vida do produtor na questão jurídica, principalmente, na questão ambiental. Isso nós precisamos trabalhar”, afirma a secretária de Agricultura.

Com relação aos agricultores familiares, Ana Valentini ressalta que é necessário ajudá-los a ter rentabilidade com sustentabilidade. “Nós vamos buscar tudo o que for possível para ajudar o pequeno produtor em termos de inovação e novas tecnologias para que ele aumente sua rentabilidade. Isso, sempre buscando a sustentabilidade. A primeira preocupação do produtor rural tem de ser a sustentabilidade rural”, concluiu. 

Fonte: Ascom Emater-MG