Com apoio de laticínio, produtores de leite procuram melhoramento genético «Voltar

Criadores conheceram mais sobre o programa Mais Produtividade, as taxas de concepção de embriões e outros aspectos relativos ao melhoramento genético

Neste mês, a Central de Biotecnologia da ABS em Uberaba (MG) recebeu a visita de um grupo de mais de 40 produtores leiteiros do pontal do Triângulo Mineiro, que trabalham como fornecedores de leite para a Nestlé. Na sede da empresa, eles tiveram a oportunidade de aprender sobre o projeto Mais Produtividade, que comercializa pacotes de prenhezes voltados para o melhoramento genético rápido dos rebanhos, e fechar contratos com a ABS. 

A visita foi uma iniciativa da ABS juntamente com a filial da Nestlé de Ituiutaba (MG). Para o gerente Produto Leite Tropical da ABS, Fernando Rosa, o encontro foi mais um passo na solidificação da parceria com o grupo de criadores, que desde o ano passado tem investido forte em melhoramento. “Mostramos aos produtores como incrementar as taxas de concepção de embriões e abordamos, também, os novos filtros dos touros para a produção desses embriões. Além disso, eles ainda conheceram a genética sexada da ABS, o Sexcel, bem como a rica bateria de touros que abrigamos na nossa Central”, explica Fernando Rosa, que recebeu o grupo ao lado do responsável pelo programa Mais Produtividade, Pedro Ivo.

Desde 2018, a ABS tem estabelecido uma parceria próxima com Nestlé com objetivo de promover o melhoramento genético de rebanhos fornecedores de leite para o laticínio e, assim, aumentar o volume e a qualidade do produto entregue, bem como a rentabilidade dos produtores. Com a utilização de embriões, devidamente planejados para o foco da propriedade, é possível alcançar rápido avanço. Só no ano passado, foram comercializadas mais de 300 prenhezes para o grupo. 

Com a parceria dos fornecedores genéticos mais renomados do país, o projeto Mais Produtividade destina a genética de melhor qualidade para cooperativas, laticínios e outras instituições relacionadas aos produtores, com o intuito de democratizar o melhoramento genético voltado para a pecuária leiteira.

Fonte: NaMídia