Senar/SC inicia nova turma do programa Mulheres em Campo em Chapecó «Voltar

Iniciativa estimula o espírito empreendedor em produtoras rurais

Desenvolver competências de empreendedorismo e gestão para orientar na descoberta do potencial feminino nas propriedades rurais. Esse é um dos focos do programa Mulheres em Campo promovido em Santa Catarina pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Nesse mês, mais uma turma iniciou em Chapecó em parceria com o Sindicato Rural e a BRF do município.

Durante cinco encontros as produtoras rurais integradas à BRF participam de discussões, dinâmicas, atividades de grupo, individuais e com a suas famílias. As aulas serão ministradas pela prestadora de serviço em instrutoria do Senar/SC Rosa Marina Segheto que destaca que as mulheres também desenvolverão estudos de caso e outras formas de exposição, que tornam o aprendizado mais efetivo e interessante. “Será um tempo de troca de experiências e autoconhecimento. Elas precisam compreender a importância que representam nas propriedades rurais”, destaca.

O superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi ressalta que o programa foi criado para despertar o interesse nas mulheres pela gestão e, assim, ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais. “É uma iniciativa que ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio. Estimula para que elas olhem além e identifiquem em suas propriedades novas fontes de renda, despertando o espírito empreendedor”, afirma.

A coordenadora estadual do programa Nayana Setubal Bittencourt explica que o programa tem carga horária total de 40 horas, divididas em cinco encontros de 8 horas, com intervalos de sete dias entre eles. “Para participar é necessário ter escolaridade mínima de 5º ano (antiga 4ª série) e participar das atividades na propriedade”.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, competência, capacidade de superação, de fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, sensibilidade, jogo de cintura e determinação, são algumas das características que impulsionam as mulheres a ocuparem, cada vez mais, novos espaços, no campo e na cidade. “É isso que o programa Mulheres em Campo trabalha com elas, demonstrando o quanto são importantes para o sucesso das propriedades rurais”, observa.

ELAS NO COMANDO

A produtora rural Elzira Maria Zardo Carniel, é integrada da BRF há 8 anos e produz aves na comunidade de Colônia Cela, interior de Chapecó. Ao lado do marido atua na produção de cerca de 26 mil matrizes por lote.

Para ela, participar do programa é uma oportunidade de ir além do que já é praticado na propriedade. “É preciso inovar. Muitas vezes temos a falsa ideia de que porque atuamos há muitos anos na mesma função não precisamos nos qualificar. Mas o conhecimento é transformador e quando saímos da nossa zona de conforto e buscamos por novas informações é que percebemos o quanto deixamos escapar pequenos detalhes no dia a dia”.

Ainda de acordo com Elzira, as expectativas com o programa são as melhores. “Tenho certeza de que poderei contribuir ainda mais na gestão da nossa propriedade e demais atividades diárias”, afirma a produtora que já participou de outros cursos de Formação Profissional Rural (FPR) pelo Senar/SC.

A médica veterinária e extensionista da BRF Chapecó, Mariana Borsoi, testemunha diariamente durante as visitas nas propriedades rurais à importância da presença feminina no meio rural. “É nítido desde a entrada da propriedade onde a mulher está presente. Desde a organização até os pequenos detalhes do manejo são diferentes quando existe um olhar feminino. Os próprios maridos reconhecem que o toque das mulheres faz a diferença principalmente no resultado da produção. Passou o tempo em que elas apenas eram vistas como esposas, mães e donas de casa, hoje elas também são, ao lado dos esposos, excelentes empreendedoras rurais e o programa Mulheres em Campo tem sido uma ótima ferramenta para despertar essa autovalorização feminina”.

Fonte: MB Comunicação