Faeg se mobiliza por melhora no fornecimento de energia no interior do estado «Voltar

O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, se reuniu na tarde desta terça-feira (28/01), com uma equipe da Enel para pedir que a distribuidora  apresente solução sobre as constantes quedas de energia elétrica que tem levado prejuízo aos produtores rurais, laticínios e granjas do interior do estado. O maior problema está na região sudoeste, onde estão as cidades de Jataí, Rio Verde e Mineiros. 

O presidente do Sindicato Rural de Portelândia, Wesly Carrijo,  disse que os pecuaristas estão perdendo muito leite. “Um laticínio que abriu as portas há poucos dias e não tem gerador, já teve um grande prejuízo. São constantes as quedas e demora para  fazer a religação”, afirmou.  

Já o presidente da Comissão de Avicultura da Faeg, Aloir Vicente, explicou  que na região de Mineiros existe mais 2 mil aviários. Por dia são abatidos 650 mil frangos. Devido a falta de energia estão sendo abatidos 100 mil. “ Estamos nos sentindo totalmente desassistidos”, lamenta. 

Em Rio Verde e Jataí os produtores reclamam, além da perda do leite, da dificuldade de não poder ligar pivôs nesse período de estiagem. 

Luiz Fernando Raoua, Diretor de infraestrutura e rede da Enel, disse que a demora na religação se deve a troca da equipe que realizava o serviço na região sudoeste.  “A partir de quarta- feira reforçaremos as equipes e esperamos que em poucos dias consigamos resolver os problemas de falta de energia”, acredita .  

O presidente do Sistema Faeg Senar, José Mário Schreiner,  está confiante que o problema seja resolvido em três dias  e destacou que daqui há 20 dias terá outra reunião com a Enel para um balanço da prestação de serviço. 

Fonte: Sistema Faeg