Gestores de cooperativas agropecuárias participam de intercâmbio no sul do Brasil «Voltar

Ao exercitar a intercooperação e buscar oportunidades de negócios para as cooperativas baianas, participantes do Fórum do ramo agropecuário, participaram entre os dias 4 e 8 de fevereiro, do Intercâmbio Boas Práticas Cooperativas do Fórum Agropecuário, no estado do Paraná. Este fórum foi criado em 2017, a partir do desejo das cooperativas agropecuárias da Bahia de se unirem para buscar maior integração e comunicação para fazer frente aos desafios do setor.

A agenda de atividades da comitiva, formada por 17 gestores de cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB, começou com a visita ao Show Rural da Coopavel, evento realizado anualmente no município de Cascavel/PR, considerado a maior feira do agronegócio da América Latina e uma das maiores vitrines do agronegócio no mundo. O que foi confirmado por Carlos Augusto Pandolfi, representante da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel - Cooabriel: “É uma feira com um nível de organização, participação e diversificação sem igual”, afirma.

Dando continuidade à programação, o grupo esteve em cooperativas do Paraná (Cooperativa Agroindustrial Consolata - Copacol, em Cafelândia; Cooperativa Agroindustrial - C.Vale, localizada em Palotina, e a Lar Cooperativa Agroindustrial, que fica em Medianeira) para conhecer as práticas cooperativistas e os processos de gestão e negócios realizados por essas cooperativas.

Aprendizados

Explorar novas realidades oportuniza a troca de experiências que trazem aprendizados práticos importantes e ajuda a construir uma rede de contatos para fazer negócios. Para Valdinei Pereira, gestor na Cooperativa Agrícola Gandu - Coopag, conhecer os bons resultados das cooperativas paranaenses acarreta responsabilidade. “Resta a nós, gestores, absorver o máximo possível de cada cooperativa visitada e tentar adequar o que foi visto para a realidade de cada uma das cinco cooperativas que estiveram no intercâmbio”.

Esse compromisso de multiplicar as experiências exitosas nas cooperativas baianas, a partir dos contextos locais, foi um dos compromissos assumidos pelos dirigentes. “Tentarei aplicar o que for possível na nossa região sudoeste em prol do cooperativismo”, disse Haroldo Pereira, da Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo – Coopardo, destacando a vontade de todos em querer melhorar e fortalecer as suas cooperativas.

O estímulo do Sistema OCEB em prol da articulação do fórum das cooperativas agropecuárias continua para ampliar, cada vez mais, a intercooperação e o acesso aos mercados baiano, nacional e internacional.

Fonte: Ascom Sescoop/BA