Sescoop/SP inicia nova edição do Programa de Orientação Cooperativista «Voltar

Na última quinta-feira, 14, aconteceu na sede do Sistema Ocesp o primeiro encontro do minicurso Como Montar uma Cooperativa, que reuniu 15 participantes. A capacitação faz parte do Programa de Orientação Cooperativista (POC) do Sescoop/SP, que oferece suporte e auxilia os interessados em constituir uma cooperativa com segurança jurídica e capacidade de autogestão. A próxima edição acontece no dia 14 março.
         
“Para quem tem interesse em constituir uma cooperativa, o POC oferece condições para que o projeto seja tocado com toda a segurança jurídica e capacidade de autogestão. Assim, o interessado pode participar do sistema de forma consciente e responsável, ajudando a disseminar ainda mais a cultura cooperativista no Brasil”, diz Edivaldo Del Grande, presidente do Sescoop/SP. O acompanhamento vai desde o estudo de viabilidade do negócio até a fase do momento do registro da nova cooperativa.  
            
Questões como estrutura organizacional, tributação básica e organização do quadro social estão entre os temas abordados nas cinco etapas que compõem o POC, que são: Minicurso – Como montar uma cooperativa (após essa fase, os interessados têm condições de analisar se o empreendimento cooperativo é realmente uma opção. Se sim, é agendada uma reunião com os membros do grupo interessados em constituir a cooperativa); Oficina de Plano de Negócios e Viabilidade Econômica; Análise da minuta da ata e estatuto social pelo jurídico do Sescoop/SP; e Reunião com os membros do grupo antes da constituição da cooperativa com as consultorias técnica, jurídica e contábil. 
            
Desde que foi criado, em 2012, mais de 7 mil pessoas já participaram do programa. Hoje, de acordo com o Sescoop/SP, existem no estado de São Paulo mais de 1.000 cooperativas em funcionamento e aproximadamente 3,5 milhões de cooperados. 

Saiba mais e faça sua inscrição aqui.

Fonte: Sescoop/SP