SESCOOP/SC capacita coordenadores do Cooperjovem «Voltar

Com o objetivo de capacitar os coordenadores das cooperativas que atuam com as escolas participantes do Programa Cooperjovem, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SC) realizou, nos dias 12 e 13 de março, em Florianópolis, a primeira etapa de 2019 do Encontro de Coordenadores do Cooperjovem. O evento reuniu 29 coordenadores, de 24 cooperativas, sendo três delas novas no Programa: Sicoob Crediauc, Sicoob Crediserra e Sicoob Credisserrana.

A coordenadora do Sicoob Credisserrana Marcela Verga se sentiu acolhida pelos participantes e motivada para iniciar o trabalho no Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário, de Lages, que conta com cerca de 800 alunos. O objetivo é que todos sejam impactados pelas ações do Programa. “Nós acreditamos muito que é através dos jovens que poderemos modificar muita coisa”, comentou.

O Encontro foi dedicado à avaliação dos resultados do Cooperjovem no último ano, na construção de novas estratégias e no desenvolvimento do conhecimento pessoal, olhando para a essência do cooperativismo e do próprio Programa. O instrutor Eduardo Shinyashikiabordou a importância do fortalecimento individual para melhorar o coletivo.

As três novas cooperativas foram procuradas por escolas de suas regiões, interessadas em participar do Cooperjovem. A realidade do colégio, que já adotava uma metodologia de trabalho colaborativo, foi o que incentivou a Escola de Educação Básica São José, de São Joaquim, a procurar o Sicoob Crediserra.

“A cooperativa se estruturou para dar corpo a esses projetos. A gente acredita que a educação é uma ferramenta transformadora, e que nenhuma instituição pode crescer de maneira sustentável sem que a educação esteja inserida no meio. O Cooperjovem vai nos dar ferramentas para nos auxiliar nesse trabalho. É uma educação para a cooperação”, revelouAlfredo Cardoso Ribeiro, coordenador do Sicoob Crediserra.

Para os novos participantes, o Cooperjovem abre portas para fortalecer o interesse pela comunidade, um dos princípios do cooperativismo. Kadine Stares da Silva, que está na coordenação do Programa no Sicoob Crediauc, de Concórdia, afirma que a cooperativa começou a olhar com mais atenção para o setor social.  “Temos 44 mil cooperados, mas não tínhamos uma área destinada à parte social. Com o Programa, teremos mais aproximação com os nossos cooperados e com a comunidade”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC