Projeto Agrobrazil visita propriedades rurais que são referência em produção sustentável «Voltar

CNA levará representantes de nove embaixadas para o Rio Grande do Sul

Os adidos agrícolas e representantes das nove embaixadas que participarão da 5ª edição do programa Intercâmbio AgroBrazil conhecerão propriedades rurais que são referência em modelo de produção sustentável no Rio Grande do Sul.

Na segunda (1º de abril), depois de uma reunião na Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre, a comitiva visita o Porto de Rio Grande, onde é escoada a produção agropecuária do Estado.

No dia seguinte (2), os representantes das embaixadas da Austrália, Burkina Faso, Chile, China, Egito, França, Irã, Japão e Singapura seguem para Bagé, onde conhecerão a Estância Santa Maria.

A propriedade investe em pesquisa e tecnologia. Com mais de 70 anos de atuação, a empresa rural é pioneira em produção de novilho precoce da raça Hereford Brasil. Em uma área de 12 mil hectares, a estância também produz arroz irrigado, soja, sementes forrageiras e eucaliptos.

Na terça (3), o grupo seguirá para a Estância Guatambu, no município de Dom Pedrito. Desde 1958, a empresa rural familiar se dedica ao cultivo de arroz, soja, milho e pecuária de corte. Em 2003, iniciou o projeto de produção de uvas viníferas. Uma década depois a estância inaugurou a vinícola enoturística. A sustentabilidade é uma dos pilares da produção da Estância Guatambu. Em 2016 foi instalado na vinícola um parque solar com 600 painéis fotovoltaicos, que servem para suprir 100% da demanda energética do local. 

AgroBrazil – O Programa de Intercâmbio AgroBrazil é um projeto da Superintendência de Relações Internacionais da CNA para aproximar delegações estrangeiras dos produtores rurais brasileiros. Desde 2017, a iniciativa já levou representantes de 20 países para conhecerem o processo produtivo de 17 culturas do agro brasileiro. 

Na primeira edição do programa, os representantes conheceram a fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, na Bahia. Já na segunda, visitaram produtores de gado e de grãos de Mato Grosso do Sul.  Na terceira edição, estiveram em Minas Gerais para conhecer a produção de leite, queijo e café. A última viagem ocorreu no Pará, onde os participantes viram in loco a produção de frutas tropicais, palma e búfalos.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA/SENAR