Jovens estrangeiros conhecem modelo cooperativista do interior do Paraná «Voltar

Lideranças jovens cooperativistas do Chile, Colômbia, Costa Rica e Estados Unidos estiveram no Brasil para conversarem sobre os desafios das instituições financeiras cooperativas no processo de inclusão dos jovens nos cargos de liderança. A comitiva, que participou do 2º Summit dos Comitês Jovem, realizado pela Central Sicredi PR/SP/RJ, seguiu para a região dos Campos Gerais, no Paraná, onde puderam conhecer de perto o modelo em sistema desenvolvido pelo Sicredi, a Castrolanda e o programa realizado com jovens da região para a sucessão nas propriedades rurais.

Na Sicredi Campos Gerais PR/SP, em Ponta Grossa, os visitantes conheceram a história e os processos realizados no dia a dia da cooperativa, que tem 65.985 associados e 550 colaboradores. Os jovens acompanharam parte do Comitê de Inovação que reúne, a cada três meses, colaboradores de diferentes áreas com objetivo de discutir possibilidades de melhoria.

Recebidos pelo presidente da cooperativa, Popke Ferdinand Van Der Vinne, e pelo diretor executivo, Márcio Zwierewicz, os visitantes conversaram sobre os desafios de atrair jovens para as cooperativas, o crescimento da Sicredi Campos Gerais PR/SP e a importância do treinamento de novos colaboradores em relação aos produtos oferecidos e a cultura do cooperativismo.

“Intercâmbios como este são importantes porque temos a oportunidade de compartilhar as melhores experiências entre o movimento cooperativo. Aqui no Sicredi encontramos um sistema de colaboração voltado a oferecer os melhores serviços financeiros, que propiciam crescimento em ritmo acelerado, além de ações como os Comitês Jovem. Iniciativas que são tão importantes e inspiradoras para os colegas de outras partes do mundo”, afirma o gerente de Programas do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU), Thomas Belekevich.

A comitiva também passou pela Castrolanda, cooperativa agroindustrial de Castro formada por mais de 900 cooperados e 3.304 colaboradores. No tradicional moinho, foram recebidos por crianças da Escola Evangélica de Castrolanda, que apresentaram danças típicas holandesas. Os visitantes ainda conheceram um pouco sobre o programa de sucessão nas propriedades, realizado na região com o objetivo de manter os jovens na zona rural para o desenvolvimento do agronegócio e do cooperativismo.

Crescimento que o grupo pode verificar na prática em visita a uma propriedade rural de gado leiteiro. Conduzida por uma família cooperativista ligada à Castrolanda e mais dez funcionários, a fazenda produz cerca de 8 mil litros de leite por dia, uma das maiores da região e, recentemente, contou com o apoio financeiro do Sicredi para expansão da estrutura.

Já no último dia de visitas, a comitiva conheceu as belezas naturais do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa e a tradicional Colônia Witmarsum, na região dos Campos Gerais.

Fonte: Imprensa Sicredi com adaptação da MundoCoop