Celebração pelos 110 anos de Ensino Técnico Profissionalizante no Brasil «Voltar

O Ensino Técnico Profissionalizante completou 110 anos de existência no Brasil. Criado pela Medida Provisória 1.715/1998, o Serviço Nacional de Aprendizagem em Cooperativismo (Sescoop) é o caçula da turma do Sistema S, conforme citou o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, durante sessão especial realizada, na segunda-feira (18/11), no Senado Federal. A reunião foi coordenada pelo senador Paulo Paim (RS) e contou com a presença de parlamentares e representantes das nove instituições que compõem o Sistema S.

Em discurso, Nobile destacou que o potencial do cooperativismo para esse segmento. Nobile também explicou as ações realizadas e como o movimento cooperativista tem colaborado para a formação técnica e profissional dos brasileiros, sempre na busca de um melhor desenvolvimento do país.

“Nós abraçamos uma responsabilidade na nossa missão de promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras”, relembrou Nobile, citando que essa missão é baseada no tripé monitoramento, formação profissional e promoção social e que envolve “o compromisso de agregar valor para a gestão das cooperativas”.

São 20 anos dedicados a levar conhecimentos para cooperados, empregados de cooperativas e seus familiares. Os trabalhos são concentrados no desenvolvimento humano, promovendo capacitação e qualificação para a autogestão. Com esse investimento em educação, as cooperativas ganham em competitividade e os brasileiros ganham em serviços e produtos de mais qualidade.

 

ALCANCE

As ações são realizadas por todo o país e os resultados dão uma ideia da força da cooperação no setor que já emprega diretamente a 425 mil pessoas. Somente em 2018, o programa de acompanhamento de gestão cooperativista atendeu a 856 cooperativas. outras 990 coops foram atendidas pelo programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Já o programa de Desenvolvimento Econômico e Financeiro alcançou a 380 cooperativas.

“Em ações de formação profissional, 11.732 pessoas foram atendidas e beneficiadas com ações de aprendizagem profissional, outras 354 mil com ações de qualificação profissional, e 62.500 pessoas beneficiadas com ações de inclusão social e iniciação profissional”, informou o superintendente do Sistema OCB.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Durante a sessão, o representante do Sistema OCB também celebrou a renovação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o Banco Central para a realização de ações de educação financeira junto às cooperativas.

Iniciado em 2015, o ACT tem promovido a formação de agentes facilitadores do programa de Gestão de Finanças Pessoais. Até o início de novembro deste ano, 450 agricultores participaram do programa, que já beneficiou 80 mil pessoas.

 

Fonte: OCB 

Fotos

image01