Unimed Catanduva ampliam atendimentos em Libras «Voltar

Surda desde o nascimento, Alani Cristina Melo e Claudinei Melo, também surdo tiveram quatro anos de namoro até o casamento, em novembro de 2016. Ambos queriam ter filhos, mas temiam os problemas que viriam. Em 2018, Alani engravidou e buscou apoio na Unimed Catanduva (SP). A Cooperativa sensibilizada com a história do casal, decidiu fazer um pré-natal 100% inclusivo, com direito a intérprete de Libras até no parto.

Era a primeira vez que um parto seria traduzido em Libras no hospital. “Mágico” é a palavra com que Nani Oliveira a arte-educadora define todo o parto. Foi a primeira vez que ela assistiu e realizou a cobertura de um nascimento em Libras.

A Unimed Catanduva decidiu ampliar o atendimento em Libras da unidade. A cooperativa iniciou, o curso Mãos que falam, voltado para a capacitação de seus cooperados. A assistente social da Unimed Catanduva Melina Borges foi quem conduziu a primeira turma e ressaltou a importância da prática de inclusão. “É uma iniciativa que agrega valor e que inclui vidas. Não dá para vivermos em uma realidade onde a gente espera que os surdos façam a adaptação por si só”, explica a assistente.

Fonte: Sistema OCB 

Fotos

image01