Dia C é um grande legado do cooperativismo «Voltar

No webinar do projeto OnCooop realizado nesta quarta-feira (29), o professor da Fundação Dom Cabral e consultor do Sistema Ocemg para os assuntos de sustentabilidade, Pedro Lins, confirmou o Dia C como um dos grandes legados do cooperativismo para o mundo. Na ocasião, ele apresentou a temática ligada à construção do legado e sustentabilidade, enfatizando que, no atual cenário, a atitude de cada um é o que vai fazer a diferença.

A referência está em sintonia com o tema do Dia de Cooperar, que em 2020, fomenta que as ações sociais sejam voltadas ao combate e prevenção à pandemia de covid-19. Segundo o professor, “estamos isolados, mas o nosso modo de agir e a nossa contribuição não. Essa situação vai passar. Então, nossa atitude hoje vai fazer a diferença amanhã. O Dia C é um grande legado do cooperativismo para o mundo, disso não tenho dúvida”, ressaltou.

Na abertura do webinar, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou a solidariedade como um dos principais valores cooperativistas e, também, exaltou a importância do Dia C no atual contexto. “Nós cooperativistas estamos trabalhando com a visão da cooperação muito antes dessa pandemia. Em 2019, com o Dia C, mais de 1,5 milhão de pessoas foram beneficiadas pelo cooperativismo mineiro, com 43 mil voluntários em quase 300 cidades, na maior diversificação de atendimentos. Legado, portanto, não é herança, legado é imaterial. É algo que nos orgulha ao olharmos para trás como o Dia C”, afirmou o presidente.

O Dia C foi criado em Minas Gerais, em 2009, e se estendeu por todo o país a partir de 2015, com o apoio do Sistema OCB. Já são mais de 6.836.883 pessoas beneficiadas desde então e 419.603 voluntários envolvidos em todo o Brasil na proposta de realizar ações voluntárias em prol do desenvolvimento social.

Para 2020, a ideia é que todas as ações sejam direcionadas para a mitigação dos impactos do coronavírus e toda a campanha será feita de maneira digital. De acordo com a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, em breve será apresentada um webinar exclusivo de lançamento do Dia C em Minas para abordar as principais novidades na campanha deste ano.

(Fonte: Sistema Ocemg)

Fotos

image01