Presidente do Sistema Ocepar comenta medidas do cooperativismo para superar a crise «Voltar

O cooperativismo sempre provou que tem potencial, não só para superar crises, mas também para se desenvolver em tempos difíceis. Com o momento atual colocando o mundo em prova, é perceptível que todos os setores e ramos do Brasil estão enfrentando muitos desafios. Observando como as diferentes regiões do país tem colocado planos de ação em prática para conseguir combater a crise, a MundoCoop enxergou a necessidade de ouvir os representantes das OCEs sobre os panoramas e medidas que estão sendo adotadas por cada estado.

 

Live - Fazendo parte da série de webinars exclusivos, a WEBCOOP, a live que foi ao ar nessa terça-feira, dia 05 de maio, contou com as presenças ilustres do Presidente da OceparJosé Roberto Ricken e o Presidente da OCB-GO, Luís Alberto Pereira. Mais de 900 internautas acompanharam a conversa.

 

Mediação - O debate, mediado pelos diretores da MundoCoop, Douglas Ferreira e Luís Claudio Silva, fluiu de pautas sobre a importância das medidas tomadas regionalmente até a necessidade fundamental da intercooperação. “Cooperando a gente vai mais longe do que competindo entre nós. Se usarmos os princípios da cooperação, vamos conseguir vencer”, afirmou Ricken.

 

Informação - É fato que toda crise desestabiliza o mundo, porém a sociedade não pode se dar por vencida. Para superarmos essa pandemia do Covid-19, bem como qualquer outra crise, é necessário entender o cenário, analisar as soluções e, acima de tudo, enxergar oportunidades para combater e minimizar os impactos futuros. “Educação, formação e comunicação são essenciais. Levar informação é primordial para enfrentar a pandemia”, complementa Pereira.

 

Humanização e confiança - Com toda certeza, o cooperativismo não é o único modelo econômico que vai sobreviver, mas é um dos mais importantes! Carregando princípios que contemplam a união e a prosperidade, o movimento cooperativista visa a humanização e a confiança, dois quesitos que precisamos ter mais do que nunca! “O cooperativismo numa frase só: é uma atividade econômica civilizada na ajuda mútua. Nós somos uma sociedade de pessoas”, conclui Pereira. “Chegou o momento do cooperativismo provar seu valor e nós estamos no caminho certo”, finaliza Ricken.

Assista o Webcoop - Quer saber mais sobre esse debate? Clique aqui e assista o webinar completo!

Fonte: Revista MundoCoop

Fotos

image01