Parceria entre Seagri e Mapa visa evitar fraude na venda de pescados no DF «Voltar

 

A Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), através da Subsecretaria de Defesa Agropecuária do Distrito Federal (SDA) e da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), firmou uma parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa), para realizar análises  laboratoriais de DNA em pescados comercializados no DF. O objetivo é inibir fraudes e garantir que o consumidor, ao comprar um produto, tenha a garantia de que realmente está levando aquilo que está sendo oferecido na embalagem.

 

Segundo a subsecretária de Defesa Agropecuária, Danielle Araújo, os maiores problemas encontrados nos pescados comercializados no DF são a adição excessiva de água aos peixes congelados. Ela explicou que também existem alguns casos de adulteração da espécie dos pescados, onde o consumidor compra uma espécie e leva para casa outra diferente e com valor de mercado inferior a que ele estava buscando, e essa parceria busca identificar esse tipo de fraude.

 

“Vários estudos já demonstram que a maioria das alterações hoje, são feitas em merluza, em bacalhau, e também, em salmão. Então são atos lesivos ao consumidor, que imagina estar comprando um produto e na verdade está levando algo inferior para casa”, afirmou.

 

A Seagri tem desenvolvido, ao longo dos anos, diversas ações de fiscalização de pescados no Distrito Federal. Essas ações, muitas vezes, são realizadas em conjunto com outros órgãos e visam garantir que o consumidor tenha acesso a produtos de qualidade. “Para que possamos analisar esse tipo de adulteração, nós precisamos de análises laboratoriais e que hoje não são feitas aqui no Distrito Federal, então nós buscamos uma parceria com o Ministério da Agricultura, que tem diversos Laboratórios oficiais credenciados, e que dão suporte às atividades de fiscalização de defesa agropecuária em todo o país”, explicou a subsecretária.

 

Denúncia do Mapa

 

O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), Marco Antônio de Azevedo Martins, disse que em 2019, a Secretaria de Agricultura recebeu uma denúncia do Ministério da Agricultura, de que havia um estabelecimento no DF revendendo pescados diferentes do que eram oferecidos na embalagem. “O Ministério detectou isso por meio de suas análises e, desde então, nós identificamos a necessidade de fazer essas análises de uma forma sistemática nos nossos estabelecimentos que vendem pescados”, explicou.

 

Atualmente o DF possui 11 estabelecimentos de pescados, sendo que outros estão em vias de serem registrados. “A produção e o consumo tem aumentado significativamente e por isso a necessidade dessa parceria para análises  rotineiras nesses produtos. Essa é uma forma de garantir que o consumidor está de fato pagando por aquele peixe que ele está consumindo”, afirmou Marco Antônio.

 

O Laboratório responsável pelas análises será o Lanagro, em Goiânia. Serão realizadas, todos os meses, 15 análises, duas de cada estabelecimento, e os resultados devem ficar prontos em no máximo 15 dias. Caso seja comprovada a fraude, o estabelecimento irá responder administrativamente, podendo receber desde uma advertência, multa ou o cancelamento do registro.

FONTE: SEAGRI

Fotos

image01