PRÊMIO SOMOSCOOP: Conheça as melhores do ano «Voltar

Discurso – Esse é um dos trechos do discurso do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, feito durante a cerimônia do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, nesta terça-feira (24/11), realizada de forma digital. Neste ano, um outro motivo para celebrar é o número de cases inscritos na premiação: 595, de 22 estados.

Essenciais – Antes de serem conhecidos os primeiros, segundos e terceiros lugares das categorias do prêmio, Márcio Freitas também fez questão de destacar o quanto as cooperativas são essenciais para o país, especialmente nesse momento de pandemia, que acelerou as transformações que já vinham ocorrendo. “Este não tem sido um ano fácil, mas mostra o quanto as cooperativas são essenciais para os brasileiros e para a nossa economia. De norte a sul, elas não pararam. Respeitando todos os protocolos de segurança e saúde, as coops continuaram trabalhando para que o país não parasse. E é para isso que estamos aqui, hoje: para celebrar o compromisso das cooperativas com o crescimento do país”, enfatiza o líder cooperativista.

Empenho – Por fim, Márcio Freitas fez questão de agradecer o empenho das cooperativas que se inscreveram, da Comissão Julgadora, das unidades estaduais e, também, dos representantes de instituições e entidades parceiras, como o governo federal e a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

Nova história– “Todos juntos, conseguiremos escrever uma nova história a partir deste ano. E junto com a gente, nós temos o Guga Kuerten falando sobre cooperativismo em todos os lugares – no digital, nos canais de TV, nas rádios. O Guga é o embaixador da nossa campanha nacional sobre o cooperativismo, que já está no ar! Ele – assim como todos nós – também acredita que com cooperação e pelo cooperativismo, nós vamos fazer um país e um mundo melhor”, finaliza o presidente do Sistema OCB.

Premiadas – Confira abaixo a lista das coops premiadas, por categoria:

COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO

1º lugar – Sicoob Credichapada (MG): Programa de Educação Cooperativista Empreendedora e Financeira

2º lugar – Certaja Energia (RS): Projeto Sementes do Cooperativismo

3º lugar – Vinícola Aurora (RS): Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

COOPERATIVA CIDADÃ

1º lugar – Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG (RS): Implantação e Promoção do Fundo Filantrópico de Incentivo a Projetos de Desenvolvimento Regional

2º lugar – Unimed Jaboticabal (SP): Adoção Compartilhada

3º lugar – Sicredi Centro-Sul MS (MS): Unidade Móvel Hospital de Amor

COOPERJOVEM

1º lugar – Sicoob Fluminense (RJ): Cooperjovem

2º lugar – Sicredi União MS/TO e Oeste Da Bahia (MS): Cooperjovem

3º lugar – Unimed Brusque (SC): Cooperjovem

FIDELIZAÇÃO

1º lugar – Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG (RS): Projetos Digitais “Flor&Ser” e “Maratona de Carreira”

2º lugar – Copérdia (SC): Núcleos Femininos Copérdia 32 Anos: Evolução Pessoal e Profissional das Cooperadas

3º lugar – Sicredi Progresso PR/SP (PR): Comitê Mulher Sicredi Progresso PR/SP

INOVAÇÃO

1º lugar – Coplacana (SP): Avance Hub: O Hub de Inovação da Coplacana

2º lugar – Unicred União Agência Mais – A Primeira Agência Digital do Cooperativismo de Crédito Brasileiro

3º lugar – Lar (PR): Gestão de Ideias Lar Cooperativa

INTERCOOPERAÇÃO

1º lugar – Certel e Sicredi Ouro Branco; Sicredi Integração RS/MG; Sicredi Região dos Vales; e Sicredi Botucaraí (RS): A Energia que Nos Une

2º lugar – Coopatos e Copacol (MG): Projeto Recriar

3º lugar – Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Cotrifred (RS): Projeto Meu Tambo Meu Futuro – Parceria entre as Cooperativas Cotrifred e Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG gera Impactos Significativos para a Cadeia Produtiva do Leite.

INFLUENCIADORES

Confira agora, os três maiores influenciadores do país, quando o assunto é cooperativismo. O voto popular contou com a participação de 14,2 mil pessoas.

– Evair de Melo (ES)

– Marco Aurélio Almada (DF)

– Rita Mundim (MG)

(OCB)

Fotos

image01