Coop contribui para fortalecer assistência técnica e extensão rural «Voltar

O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, destacou nesta quarta-feira (2), a importância do papel do cooperativismo no fortalecimento da assistência técnica e extensão rural. Ele citou dados do Censo Agropecuário 2017 ao apontar que, entre os cooperados que responderam à pesquisa, 63,8% recebe assistência técnica, enquanto apenas 20,2% do montante total de produtores têm acesso a esse serviço. “Ao considerar que temos mais 1,6 mil de cooperativas agrícolas registradas junto ao Sistema OCB, reunindo mais de um milhão de cooperados, os dados ganham ainda mais relevância, afirmou.

Ainda segundo ele, as cooperativas agropecuárias brasileiras reúnem cerca de 8 mil profissionais de assistência técnica e extensão rural. “Além da orientação técnica em si, esses profissionais também possuem um papel estratégico na relação de confiança entre a cooperativa e seus cooperados, eixo de fundamental importância para o sucesso desses empreendimentos, principalmente se levarmos em conta que segundo o levantamento do IBGE, 71,2% dos estabelecimentos rurais de produtores associados a cooperativas são do perfil da agricultura familiar, público esse que necessita de suporte para acessar esses serviços”.

Nobile participou de evento virtual promovido pelo deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural e membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) para debater e apresentar ações de fortalecimento da Ater e também em comemoração aos 72 anos do movimento extensionista no Brasil. “Essa iniciativa é fundamental para darmos continuidade aos avanços na área. O deputado Zé Silva está de parabéns”, concluiu.

O deputado Zé Silva ressaltou que, como parlamentar, tem orgulho de ter incluído a extensão rural e a agricultura familiar na pauta prioritária do Congresso Nacional, e de ter atuado para a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). “O serviço de extensão rural é a única esperança e ligação entre o estado e o trabalhador rural. Portanto seguirei lutando no Congresso Nacional para garantir a valorização desse serviço fundamental”.

Fonte: Sistema OCB

Fotos

image01